Menu Fechar

Atribuídas 140 bolsas de investigação a projetos com ligação à U. Porto

A Universidade do Porto conquistou – através das suas unidades de investigação e desenvolvimento e de projetos nos quais colabora – 140 bolsas de iniciação à investigação, atribuídas no âmbito do programa “Verão com Ciência”.

No total, serão mais de 48 mil euros à disposição dos diversos projetos, valor que vai ser aplicado em atividades de investigação e desenvolvimento, a levar a cabo por estudantes do ensino superior, sob orientação de docentes e investigadores.

A Universidade do Porto está ligada a 34% dos projetos selecionados. Entre as unidades de investigação selecionadas com mais bolsas e financiamento atribuído estão o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), com 14 bolsas, o Laboratório de Engenharia de Processos – Ambiente – Biotecnologia e Energia (LEPABE), com 8 bolsas e o Centro de Sistemas e Tecnologias (SYSTEC), com quatro bolsas.

Foram também selecionados o Centro de investigação em Produção Agroalimentar Sustentável (GreenUPorto), com três bolsas, o Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP), e o Instituto de Física de Materiais Avançados – Nanotecnologia e Fotónica – Universidade do Porto, respetivamente com 2 bolsas.

A U.Porto faz igualmente parte de outras unidades de investigação selecionadas, nomeadamente o Laboratório Associado para a Química Verde – Tecnologias e Processos Limpos (REQUIMTE), com 32 bolsas, o Laboratório Associado de Energia – Transportes e Aeronáutica (LAETA), com 22 bolsas, o Instituto de Telecomunicações (IT), com 18 bolsas, e o Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas (UCIBIO), com 13 bolsas.

Somam-se também o Instituto de Investigação em Design – Media e Cultura (7 bolsas), o Centro de Física das Universidades do Minho e do Porto (7 bolsas), o Laboratório de Processos de Separação e Reacção – Laboratório de Catálise e Materiais (LSRE-LCM) (6 bolsas) e os Instituto de Ciências da Terra (ICT) e Laboratório de Investigação em Design e Artes, cada um com uma bolsa.

A iniciativa da Fundação para a Ciência e Tecnologia destina-se apenas a unidades de investigação com classificação de “Bom, Muito Bom ou Excelente”. O programa “Verão com Ciência” permite complementar as iniciativas de formação científica e oferecer estágios nas equipas de investigação selecionadas. O objetivo é promover uma cultura científica e tecnológica e difundir o conhecimento científico e técnico junto dos estudantes do ensino superior.

Foto: Egídio Santos (U. Porto)

“RANKING DE XANGAI” COLOCA U. PORTO ENTRE AS 400 MELHORES DO MUNDO

A U.Porto surge em segundo lugar, entre as instituições portuguesas, naquele que é o mais antigo e um dos mais prestigiados rankings internacionais do ensino superior.

O índice “Academic Ranking of World Universities”, elaborado pela ShanghaiRanking Consultancy, coloca a U.Porto no intervalo das 301-400 melhores, entre as mais de 2000 instituições de ensino superior de todo o mundo que foram analisadas.

A análise é feita com base em seis critérios, que avaliam a qualidade da educação, dos docentes, a produção científica e a produção per capita. De um modo geral, a Universidade do Porto melhorou os indicadores analisados, nota o portal Notícias U.Porto.

No panorama nacional, o Ranking de Xangai destaca mais cinco universidades: a Universidade de Lisboa (201-300), Universidade do Minho (401-500), Universidade de Coimbra (501-600), Universidade Nova de Lisboa (601-700) e Universidade de Aveiro (601-700).

Em termos globais, a Universidade de Harvard, nos EUA, lidera o ranking pelo 19.º ano. As Universidades de Stanford e Cambridge completam o top-3 da hierarquia.

Em junho, quando foi divulgado o Global Ranking of Academic Subjects, feito pela mesma entidade, a U.Porto destacava-se entre as 100 melhores do mundo em quatro áreas de estudo.

Foi novamente considerada a 15.ª melhor do mundo na área de Ciência e Tecnologia Alimentar, e cotava-se entre as 100 melhores nas disciplinas de Veterinária, Engenharia Biomédica e Engenharia Química.

 

Texto: Porto. / Etc e Tal jornal

Foto: DR

 

01set21

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.