Menu Fechar

Capitalismo cresce com a pandemia

Humberto Martins

 

Como é possível tal acontecer? Muitos perderam rendimentos, outros até empregos, o PIB dos países no mundo inteiro diminuiu, mas a elite dos bilionários pelo contrário ficou mais rica ainda, então a Covid-19 a esses não afetou? Respondo com um claro “Não”! Sabem porquê? Aqueles 0,1 por cento conseguiram, apesar de tudo, acumular mais dinheiro, aliás muito dinheiro. Não acham sinceramente que algo está errado nesta sociedade onde todos nós vivemos? Quase 5 milhões de pessoas morreram, (até agora)… várias vezes os países no mundo inteiro entraram em confinamento, tudo quase parou e nós “povo“, 99% da população mundia,l sofreu e ainda sofre na pele com esta desgraça. A explicação é que o Capitalismo tem vida própria, já ninguém o controla.

A sociedade capitalista é a sociedade da mercadoria, da valorização do valor e da acumulação, pode virar do avesso quantas vezes quiserem, sempre esta sociedade vai para a acumulação, pode até ter pandemia, a pandemia será momento para acumular, quem tiver mais capital, quem tiver mais força vai acumular.

Ou seja, nós lidamos com um dado científico, não se admirem, nem fiquem pasmados, o capitalismo pode e deve ser compreendido cientificamente e por causa disso pode haver uma ciência da transformação social que se chama “Revolução”, então nós devemos pensar que o saber é fulcral, mas não um saber qualquer ou uma simples narrativa é necessário um saber que alcance a determinação material da economia na sociedade, por outras palavras, onde a riqueza criada na economia seja repartida por todos, e não só para alguns como é atualmente, a chamada ” Harmonia Social”.

A elite do atraso são esses ricaços que vivem nos palacetes espalhados pelo mundo, que têm um apetite insaciável por dinheiro, que nunca lhes chega tudo, possuídos de um egoísmo atroz que querem colocar os “Pobres” na periferia, na miséria para assim os continuar a dominar. Nós, “Povo”, devemos desprezá-los e odiá-los até eles perderem a sua dignidade, porque não tenham dúvidas isso é a maior crueldade que pode haver, maior inumanidade negar que outro seja humano, que ele fique sub-humano, desculpem a dureza das palavras mas é como “eles” nos tratam é necessário escrever assim para todos entenderem.

Quero alertar que a elite aqui mencionada, é aquela constituída por dois a três milhares de pessoas que dominam o mundo e que são donos de 80 por cento de toda a riqueza mundial, não é o Sr. Francisco da esquina que tem três casas e dois automóveis, isso que fique bem claro.

 

 

Foto: pesquisa Web

 

01set21 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.