Menu Fechar

O Silo Auto, no Porto, será, a 10 e 11 deste mês de setembro, palco da final nacional de “Red Bull BC One”

Agendada para 10 e 11 de setembro, a final nacional da competição de breaking irá apurar os melhores B-boys e B-girls para a final mundial da Polónia, em novembro. O Silo Auto, em pleno coração da cidade do Porto, será o palco da etapa nacional do Red Bull BC One, uma das mais reconhecidas competições internacionais de breaking.

A primeira fase da competição, a 10 de setembro, é uma qualificação à porta fechada, que tem como objetivo envolver os melhores talentos e apurar os melhores B-boys (8 wildcards e 8 selecionados) e B-girls (1 wildcard e 3 selecionadas).

Só estes avançam para a final nacional, que acontece no dia seguinte, a 11 de setembro. Nos diferentes momentos, a qualidade, criatividade e dinâmica dos atletas será avaliada por um júri de três elementos com créditos firmados na modalidade a nível internacional.

Do Porto vão sair os representantes nacionais para a final mundial do Red Bull BC One, que irá decorrer na cidade polaca de Gdansk, nos dias 5 e 6 de novembro.

É o regresso da competição à Europa, depois de nos últimos anos ter visitado os cinco continentes, de Tóquio a Nova Iorque, passando pelo Rio de Janeiro e Paris.

MONTRA NACIONAL E INTERNACIONAL 

O Red Bull BC One tem sido, nos últimos 20 anos, o grande palco internacional de uma modalidade que está em crescimento. O breaking, uma das várias formas de expressão das danças urbanas, é um movimento cultural iniciado nos anos 80 do século passado nas ruas de Nova Iorque e que rapidamente se expandiu por todo o mundo.

A maior e mais prestigiada competição mundial de Breaking 1v1 tem envolvido ao longo dos anos as referências da cena nacional, com os b-boys Bruce Almighty e Lagaet e a b-girl Vanessa a levarem bem longe as cores do país.

Na final mundial de 2020, o título masculino foi para o B-Boy Shigekix (Japão) – o mais novo de sempre a vencer a competição – enquanto que nas mulheres a B-Girl Kastet (Rússia) conseguiu a revalidação do título conquistado em 2019 na Índia.

 

Texto e foto: Porto. / Etc e Tal jornal

 

01set21

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.