Menu Fechar

Tulipeiro dos Jardins da Casa Allen prestes a ser “árvore de interesse público”

O exemplar da espécie Liriodendron tulipifera L., de nome comum tulipeiro-da-virgínia, existente nos Jardins da Casa Allen, foi incluído pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) na lista do arvoredo em vias de classificação de interesse público.

Desta forma, o tulipeiro da Casa Allen passa a estar “automaticamente protegido”, enquanto se aguarda que seja publicada a classificação de interesse público. A árvore cumpre os vários critérios gerais de classificação e parâmetros de apreciação, segundo o ICNF.

Trata-se de uma árvore imponente com 7,75 metros de perímetro na base, 31 metros de altura e 29 metros de diâmetro médio da copa, que apresenta uma arquitetura natural e equilibrada, uma copa frondosa e a singularidade de alguns dos seus ramos inferiores descerem até ao solo, no qual poisam, crescendo horizontalmente.

Este tulipeiro “apresenta elevado valor visual pela sua dimensão, forma e invulgaridade das suas folhas e flores e adiciona valor cénico ao jardim e ao Palacete do Visconde de Villar de Allen”, pode ler-se no site da Direção Regional de Cultura do Norte, que tutela o espaço.

 

Texto e foto: Porto. / Etc e Tal jornal

 

01set21

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.