Menu Fechar

Corredor BUS (descendente) da Avenida Fernão de Magalhães (Porto) abriu à circulação

 Os autocarros retomaram, no passado dia 20 de setembro, a circulação descendente na portuense Avenida de Fernão de Magalhães, através do Corredor de Autocarros de Alta Qualidade (CAAQ).

O CAAQ consiste numa via de duplo sentido, destinada ao uso exclusivo do transporte público e munida de um sistema de semáforos de última geração que prioriza a passagem dos autocarros em detrimento dos restantes veículos. As paragens são igualmente de última geração no que diz respeito às condições, informação, conforto e assistência à viagem para o passageiro, e também sobrelevadas, facilitando assim o acesso dos utilizadores ao interior dos autocarros.

Neste corredor, a circulação dos autocarros é considerada como o movimento principal, e brevemente os autocarros poderão mesmo comunicar com a infraestrutura, garantindo sempre a prioridade no seu movimento, bem como informação atualizada e em tempo real em todas as paragens na extensão do CAAQ.

Com a abertura do CAAQ à circulação dos autocarros, vários serviços da STCP retomaram, o seu percurso habitual na Avenida de Fernão de Magalhães: as linhas 300, 305 e 401 voltaram a fazer o percurso normal, às quais se juntou a linha 800 que tem um novo trajeto entre a Praça das Flores e o Campo 24 de Agosto, passando a utilizar o CAAQ de Fernão de Magalhães e beneficiando das melhores condições de circulação e maior rapidez.

Em período de hora de ponta estão garantidas 20 circulações/hora/sentido neste corredor, correspondendo a uma frequência média de 1 autocarro a cada 3 minutos. A circulação no CAAQ garante uma redução do tempo de viagem, permitindo que cada passageiro poupe mais de 4 minutos por viagem, o que corresponde a uma poupança anual de cerca 112 euros, considerando as estimativas de valor do tempo por passageiro em autocarro urbano.

 

Texto e foto: Porto. / Etc e Tal jornal

 

01out21

 

 

 

 

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.