A delegação da equipa de Ovar da Associação Portuguesa de Técnicas de Defesa Combate Urbano – APTDCU com sede nesta cidade, que tem como presidente e mestre João Botelho, no regresso de mais uma participação desportiva em que os seus atletas foram ao pódio em diferentes escalões etários, não esconderam a sua satisfação pelo trabalho que vem sendo desenvolvido nas artes marciais promovidas no âmbito das TDCU entre várias outras artes que partilham ao participarem em eventos, como o Encontro Nacional MSD RYU BUDO (Defesa Pessoal Marcial), que se realizou nos dias 23 e 24 de outubro, em Calvete – Alqueidão, na Figueira da Foz.
Este Encontro Nacional de Defesa Pessoal e Marcial, organizado pela Federação Portuguesa de MSD RYU em conjunto com a WSDO Portugal e o apoio da Associação Cultural Desportiva e Recreativa do Calvete (ACDR Calvete), foi mais uma marcante oportunidade de reunir a família das artes marciais. Um evento que teve a participação de mais de meia centena de praticantes em representação de vários Dojos a nível Nacional, destacando-se as equipas do Centro do país, como: Quiaios, Coimbra, Figueira da Foz e Ovar.
Durante os dois dias do Encontro decorreram competições, Estágios Técnicos com direção técnica de Soke Miguel Abreu 10º Dan e Shihan João Mendes 7º Dan. Destas provas resultaram exames de graduação em que foram atribuídos 15 novos graus de cintos de cor, como momentos corolário de muito treino, dedicação e sacrifício.
Aos desafios do Encontro Nacional 2021 MSD RYU BUDO corresponderam com determinação os 8 atletas da equipa de Ovar da APTDCU, que sob orientação de treinadores como o mestre João Botelho, foram medalhados, atingindo o pódio nos vários escalões etários masculinos e femininos no âmbito da classificação do 4.º Open Nacional Kumite Point WSDO Portugal, em se destacaram como “grandes campeões”, Masculino, Francisco Abreu / Dojo Quiaios e Feminino, Mara Bernardes ( Hombu Dojo Figueira da Foz. No conjunto dos “campeões” e “vices-campeões”, alcançaram o pódio em juvenis, juniores, seniores e veteranos, os atletas da equipa de Ovar APTDCU: Paulo Oliveira, Ariana Lopes, Matilde Matos, Vítor Pereira, Paulo Santos, João Carvalho, Luís Silva e Gonçalo Melo.
O “grande campeão” do Encontro Nacional MSD RYU BUDO, foi Pedro Inácio / Dojo 333 Coimbra, e os “campeões” e “vice-campeões” foram dominados pelos Dojos de Quiaios, Coimbra e Figueira da Foz, como demonstra a listagem que aqui se publica, segundo informação da organização.
Campeões:
Francisco Abreu / Dojo Quiaios
Tomás Abreu / Dojo Quiaios
Nádia Mendes / Dojo Quiaios
Susana Guerra / Dojo 333 Coimbra
Simão Inácio / Dojo 333 Coimbra
Pedro Inácio / Dojo 333 Coimbra
Nuno Pires / Dojo 333 Coimbra
Patrícia Alves / Dojo 333 Coimbra
Guilherme Frias / Dojo 333 Coimbra
Mara Bernardes / Humbu Dojo Figueira da Foz
José Miguel Cardoso / Dojo Quiaios
Miguel Marques / Dojo Quiaios
Denise Silva / Dojo Quiaios
Lúcia Ferreira/ Hombu Dojo Figueira da Foz
Victória Silva / Dojo Quiaios
Rodrigo Honrado / Dojo Quiaios
Clara Monteiro / Hombu Dojo Figueira da Foz
Cláudia Azenha / Hombu Dojo Figueira da Foz
Mara Martins / Dojo Quiaios
Vice-Campeões:
Carlos Moreno / Hombu Dojo Figueira da Foz
João Gonçalves / Hombu Dojo Figueira da Foz
Pedro Curto / Hombu Dojo Figueira da Foz
Isabel Rodrigues / Hombu Dojo Figueira da Foz
Francisco Pinto / Hombu Dojo Figueira da Foz
Margarida Silva / Dojo Quiaios
André Machado / Dojo Quiaios
Ariana Melanda / Dojo Quiaios
Sara Mota / Hombu Dojo Figueira da Foz
Daniel Azevedo / Hombu Dojo Figueira da Foz
Rui Azevedo / Hombu Dojo Figueira da Foz
Afonso Santos / Dojo Quiaios
3.º Lugar:
Tomás Bernardes / Hombu Dojo Figueira da Foz
Dojos:
1.º Dojo 333 Coimbra
2.º Dojo Quiaios
3.º Hombu Dojo Figueira da Foz
Texto: José Lopes
Fotos: Carlos Silva e Federação Portuguesa de MSD RYU/facebook
01nov21