Menu Fechar

Praias do Porto com balanço positivo da época balnear querem manter excelência no próximo ano

Marcada pela renovação da excelência das praias do Porto, a época balnear de 2021 termina com um balanço positivo pela Águas e Energia do Porto. No entanto, a empresa municipal já está a trabalhar no verão do próximo ano e, por isso, pretende recolher contributos e sugestões dos utilizadores das praias para a melhoria contínua dos serviços. Os veraneantes podem deixar a opinião preenchendo o formulário “Praias do Porto”.

No ano em que o Município assumiu a gestão das águas balneares designadas, que anteriormente era assegurada pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, SA (APDL), todas as praias do Porto mantiveram, pelo segundo ano consecutivo, o galardão Bandeira Azul.

Esta distinção é atribuída às praias que cumprem com um conjunto de requisitos relacionados com a excelência da qualidade da água, a informação ao público e educação ambiental, a segurança e serviços disponibilizados.

Além da Bandeira Azul, as praias do Carneiro e do Homem do Leme mantiveram também a distinção de “Praia Acessível – Praia para Todos!” por reunirem as condições de acesso e utilização por pessoas com mobilidade condicionada.

A Águas e Energia do Porto manteve, ao abrigo do programa Bandeira Azul, a disponibilização de equipamentos e serviços de apoio à prática balnear, além da alocação de cerca de 20 trabalhadores que asseguram diariamente, antes, durante e após a época balnear, o cumprimento dos requisitos impostos pela Associação Europeia Bandeira Azul e pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Entre os vários serviços e espaços à disposição dos utilizadores estão as instalações sanitárias disponibilizadas nas praias pela Águas e Energia do Porto, Junta de Freguesia de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Câmara do Porto e concessionários e também três postos de primeiros-socorros, 18 painéis informativos, dez bebedouros, 13 chuveiros, dez conjuntos de equipamentos de recolha seletiva de resíduos, um papa-chicletes, Wifi gratuito, entre outros.

No âmbito do tema anual do programa Bandeira Azul, a Águas e Energia do Porto realizou também diversas atividades de educação ambiental sob a temática da recuperação de ecossistemas. Foram dinamizadas várias ações nas praias e ribeiras da cidade com o objetivo de alertar para a importância de proteger e restaurar os ecossistemas ribeirinhos e costeiros.

 

Texto: Porto. / Etc e Tal jornal

Foto: Filipa Brito (Porto.)

 

01nov21

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.