Menu Fechar

Prática da canoagem volta a ser proporcionada aos alunos de escolas de Ovar

O fomento da modalidade da canoagem que vem sendo reconhecidamente desenvolvido junto das camadas jovens através da formação e orientação do Clube de Canoagem de Ovar (CCO), assim como os equipamentos e instalações de que dispõe na Marina do Carregal no canal da ria em Ovar, são uma base fundamental para acolher a dinâmica que volta a ter vida no Agrupamento de Escolas Ovar Sul, para, no âmbito do Desporto Escolar proporcionar aos alunos de escolas de Ovar a prática da canoagem em colaboração com o CCO.

Nesta nova fase de desenvolvimento e promoção da prática da canoagem integrada na oferta do Desporto Escolar, o projeto que se iniciou há alguns anos no Agrupamento de Escolas de Ovar Sul, já então em colaboração com o CCO, tem este ano como responsável pelo projeto do núcleo de canoagem do Desporto Escolar, o docente de educação física Pedro Rodrigues, que vem dinamizando e coordenando o envolvimentos das comunidades escolares e a participação dos alunos na prática da modalidade, em que são ainda orientados pelos treinadores do CCO, Rui Romão e Filipe Pereira, responsáveis técnicos.

Com o objetivo de alargar a possibilidade da prática da canoagem a todo o concelho de Ovar, nesta “2.ª fase” do projeto, a oferta do Desporto Escolar irá estar disponível não só nas escolas abrangidas pelo Agrupamento de Escolas de Ovar Sul (Secundária Júlio Dinis; E.B. 2,3 Monsenhor de Oliveira – Válega e EBI de São Vicente Pereira), mas também ao Agrupamento de Escolas de Ovar (Secundária José Macedo Fragateiro e E.B. (2.º ciclo António dias Simões). Dois dias por semana (quartas e quintas-feiras à tarde).

 Ainda que este projeto já tenha alguns anos no desporto escolar. Estava de certa forma confinado ao Agrupamento de Escolas de Ovar Sul, e por isso limitado no número de participantes, o que se agravou durante este tempo pandémico.

Com as condições de regresso a alguma normalização na componente desportiva pós confinamento, também este projeto retomou alguma atividade, funcionando no ano letivo anterior com um grupo de alunos da Escola Monsenhor de Oliveira, ainda que reduzido, manteve viva a importância de apostar nesta modalidade no âmbito do desporto escolar, aproveitando as condições naturais da ria, mesmo com todas as suas condicionantes na relação com as marés e os efeitos do assoreamento.

Neste ano letivo 2021/22, o projeto em colaboração com o CCO quer começar a lançar as bases para um futuro núcleo de atividades náuticas no desporto escolar e que seja alargado a todos os alunos do concelho de Ovar. Nesta perspetiva começou de imediato por ser alargada a oferta a todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Ovar a partir do 2º ciclo (que é a quem se dirige), assegurando a organização os meios de transporte para a mobilidade dos alunos entre as escolas e as instalações do CCO como base de treino e formação para a relação com a prática da canoagem na laguna.

Para planear o próximo patamar deste projeto, a que os atuais responsáveis se querem propor no próximo ano, vários fatores serão tidos em conta, incluindo a adesão de participantes, que após 3 semanas do arranque das atividades, já havia 35 anos inscritos.

Também para o CCO este projeto revela-se da maior importância ao promover a modalidade junto das populações escolares, incentivando o recrutamento de atletas, que ajudarão a garantir a necessária sustentabilidade do clube, e à necessidade de corresponder a novos desafios que se colocarão igualmente ao Município de Ovar, no caso de um grande acréscimo de atletas, tanto ao nível de instalações, transportes e recursos humanos, para a viabilização de um projeto que quer alargar mais, tanto em atletas como em oferta de modalidades náuticas.

 

Texto: José Lopes

Fotos: Pedro Rodrigues e CCO/Facebook

 

01dez21

 

 

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.