Menu Fechar

Nova plataforma para entrada em a “Zonas de Acesso Automóvel Condicionado” com registo a decorrer até 15 de janeiro

O acesso automóvel às zonas condicionadas Cedofeita, Flores, Ribeira e Santa Catarina passa a estar sujeito ao registo numa plataforma desenvolvida para o efeito.

Está a decorrer, até ao dia 15 de janeiro de 2022, o período de registo na plataforma ZAACPorto, desenvolvida com o intuito de garantir a celeridade e conforto no processo de autorização de acesso às zonas condicionadas.

Esta ferramenta está disponível para todos os utilizadores interessados em solicitar ou renovar a licença de acesso às Zonas de Acesso Automóvel Condicionado (ZAAC).

A delimitação de ZAAC tem como objetivo permitir acolher em condições de conforto e de segurança os grandes fluxos e concentração de pessoas às zonas de maior procura. Como garantia da segurança e qualidade de vida de todos os que habitam, trabalham e visitam estas zonas, que se situam essencialmente no Centro Histórico, o acesso automóvel é feito de forma condicionada e sujeito ao registo na plataforma.

Existem sete perfis de utilizador: residente; comerciante; fornecedor; outra pessoa singular ou coletiva, pública ou privada; visitante; veículo afeto a obras de construção, reconstrução, conservação ou demolição de imóveis (para carga e descarga dos respetivos materiais); e transporte público de aluguer em veículo automóvel ligeiro de passageiros.

O regulamento, taxas, perguntas frequentes e mapa das ZAAC estão disponíveis online na plataforma ZAACPorto. Consulte mais informação aqui.

As autorizações em vigor mantêm-se sem alteração até 15 de janeiro, sendo que no dia seguinte terá início o sistema de validação do acesso às zonas condicionadas de Cedofeita, Flores, Ribeira e Santa Catarina. O pedido de acesso às outras zonas onde o trânsito automóvel é condicionado deve ser feito sempre através do Portal do Munícipe.

 

Texto: Porto. / Etc. e Tal jornal

Foto: Miguel Nogueira (Poro.)

 

01jan22

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.