Menu Fechar

O Porto e a Medicina ficaram mais pobres com o desaparecimento de José Eduardo Pinto da Costa

E o passado mês de dezembro ficou marcado pela morte do conhecido médico legista José Eduardo Pinto da Costa, irmão do presidente do FC Porto, na tarde do dia 08 do referido mês, aos 87 anos. As cerimónias fúnebres acontecem no dia seguinte (09dez21), na igreja de Cedofeita, no Porto.

José Eduardo Pinto da Costa foi professor da Faculdade de Medicina e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto (UP), e diretor do Instituto de Medicina Legal do Porto.

Nascido no Porto, em 3 de abril de 1934, José Eduardo Pinto da Costa inscreveu-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, que frequentou até 1960, ano em que concluiu a licenciatura com a tese “Morte por Ação do Óxido de Carbono”, classificada com 18 valores e citada na revista da Interpol, segundo a biografia disponível na página de antigos estudantes ilustres da UP.

Nomeado professor assistente em 1961, passou a professor auxiliar, depois a professor associado (1979) e a professor catedrático (1996), na Faculdade de Medicina da UP. Em 1975, foi nomeado subdiretor do Instituto de Medicina Legal do Porto, instituição que passou a dirigir no ano seguinte.

De acordo com a mesma biografia, no final dos anos 80 do século XX foi eleito primeiro presidente do Colégio da Especialidade de Medicina Legal da Ordem dos Médicos e presidiu ao Conselho Superior de Medicina Legal.

Foi o responsável pela instituição do Mestrado de Medicina Legal do ICBAS, curso criado em 1999.

De acordo com a informação disponível na página da UP, orgulhava-se de, ao longo da sua carreira, ter efetuado cerca de trinta mil autópsias. Em 1997, abandonou a clínica geral para se dedicar em exclusividade à medicina legal, sendo professor jubilado do ICBAS.

Recorde-se que Pinto da Costa perdeu recentemente a irmã, Maria Alice, que morreu no início do passado mês de novembro.

A Direção deste jornal endereçou, logo na altura, os seus votos de sentimento à família e amigos deste grande senhor.

 

Texto: Notícias ao Minuto /Etc. e Tal jornal

Foto: pesquisa Web

01jan22

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.