Menu Fechar

Alojamento turístico regista, no primeiro trimestre do ano, mais 625 mil dormidas no Porto

Mais de 625 mil dormidas foram registadas no Município do Porto, nos primeiros três meses do ano. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e refletem um crescimento sustentado do turismo no país, pós-pandemia, com reflexos diretos também na cidade do Porto.

Desde o início do ano que as dormidas no concelho tem sempre vindo a aumentar: janeiro, com mais de 125 mil, fevereiro mais de 208 mil e março com mais de 292 mil, num total, durante o primeiro trimestre, superior a 625 mil. Face a 2021, que registou no primeiro trimestre apenas 64 mil dormidas, por efeitos diretos da pandemia, o aumento cifra-se agora em mais de 970%.

Em março, as dormidas no Município representaram 15% do total nacional (este totalizou mais de quatro milhões, correspondendo a um aumento de 543,2%). Os níveis atingidos este ano mantiveram-se, no entanto, inferiores aos observados antes da pandemia, com redução de 5,1% nas dormidas face a março de 2019, no Porto.

Concretizando ainda mais os dados divulgados pelo INE verifica-se que, durante o primeiro trimestre, mais de 165 mil dormidas na cidade corresponderam a residentes (26,4% do total), enquanto os não residentes registaram mais de 459 mil dormidas (73,6%). Só em março, as dormidas de não residentes na cidade foram superiores a 228 mil.

Em termos nacionais, em março, o setor do alojamento turístico registou 1,6 milhões de hóspedes e quatro milhões de dormidas. O mercado interno contribuiu com 1,3 milhões de dormidas e os mercados externos com 2,7 milhões. Face a março de 2019, registaram-se diminuições nas dormidas de não residentes (-16,5%) e, em menor grau, nas de residentes (-3,6%).

 

Texto: Paulo Alexandre Neves (Porto.) / Etc. e Tal

Foto: pesquisa Web

 

17mai22

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.