Pelos carris da marginal do Porto foi possível, no passado domingo (15mai22), embarcar numa viagem no tempo: recuando século e meio, com o desfile de carros elétricos históricos que levou à marginal 14 viaturas históricas que fazem parte do acervo do Museu do Carro Eléctrico, com destaque para um carro “americano”, totalmente restaurado, que recriará a viagem de inauguração oficial da primeira linha de transporte público, ocorrida há 150 anos.
Passados, então, 150 anos, foi possível viajar no tempo sobre carris: os bilhetes do desfile tiveram o preço de 8 euros para adultos e de 5 euros para crianças entre os 5 e os 12 anos, podendo ser adquiridos no Museu do Carro Eléctrico – que terá entrada gratuita na tarde deste domingo – ou nos elétricos que integram o desfile, junto do guarda-freio. O cortejo partiu do Infante e foi até ao Passeio Alegre, contando com animação.
Esta iniciativa marca o início das celebrações dos 150 anos de exploração do transporte coletivo nas cidades do Porto e de Matosinhos pela empresa Companhia Carril Americano do Porto à Foz e Matosinhos, que mais tarde deu origem à Sociedade de Transportes Colectivos do Porto.
Após um período de paragem forçada devido à pandemia, os carros elétricos retomaram a circulação em abril de 2021, reencontrando os passageiros assíduos e os visitantes que vivem a experiência pela primeira vez.
Texto: Porto./Etc. e Tal
Fotos: LG (Autocarros do Grande Porto / Facebook)
16mai22