Menu Fechar

Concurso escolar “Tradições Populares na Rota do Românico” já tem premiados

A Rota do Românico premiou 12 trabalhos na terceira edição do concurso escolar Tradições Populares na Rota do Românico. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na tarde de sexta-feira, 3 de junho, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada. O concurso escolar recebeu um total de 57 trabalhos, nas categorias de Ilustração, Criação literária e Fotografia, que envolveram 1036 alunos, 40 docentes e 23 estabelecimentos de ensino.

Na categoria de Ilustração, a turma A do 3.º ano do Centro Escolar de Bitarães, Paredes, foi a grande vencedora, seguida da turma A do 1.º e 2.º anos da Escola Básica do Adro, de Real, Castelo de Paiva, e da turma A do 2.º ano da Escola Básica do Torno, Lousada. A turma R10 do 3.º ano do Centro Escolar de Resende conquistou uma menção honrosa.

Na Criação Literária, o primeiro prémio coube à turma A do 7.º ano da Escola Básica Lousada Centro. As posições seguintes foram ocupadas pela turma E do 5.º ano da Escola Básica 2,3 de Paços de Ferreira e pela turma A do 5.º ano do Colégio Nova Encosta, Paços de Ferreira. Foi atribuída ainda uma menção honrosa à turma C do 6.º ano da Escola Básica 2,3 de Penafiel Sudeste, de Cabeça Santa.

Por último, na categoria Fotografia, o primeiro lugar foi para a turma CP do 11.º ano da Escola Básica e Secundária de Airães, Felgueiras. Os lugares seguintes foram ocupados pela turma 4C do 12.º ano do Colégio de São Gonçalo, Amarante, e pela turma H do 10.º ano da Escola Secundária de Lousada. O 4C do 11.º ano do Colégio de São Gonçalo viu o seu trabalho reconhecido com uma menção honrosa.

O concurso Tradições Populares na Rota do Românico desafiou a comunidade escolar, do ensino pré-escolar ao secundário, dos 12 municípios do Sousa, Douro e Tâmega abrangidos pela Rota do Românico, a explorar, de forma criativa, o seu vasto património imaterial.

O júri, constituído pela ilustradora Abigail Ascenso, pelo escritor Miguel Gomes e pelo fotógrafo Luís Barbosa, valorizou particularmente os trabalhos que melhor estabeleceram a ligação do citado património aos monumentos da Rota do Românico.

 

Texto: António Coelho (Rota do Românico) / Etc. e Tal

Fotos: Rota do Românico

 

03jun22 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.