Estão encontrados os vencedores do concurso de montras de São João. A deliberação do júri já é conhecida, com o primeiro prémio a caber à Arcádia, casa do chocolate (na imagem).
Na segunda posição ficou a loja De Autor, com o estabelecimento Porto Guitarra a completar o pódio do concurso. A estas três propostas serão atribuídos prémios monetários: 2250 euros para o primeiro classificado, 1750 euros para o segundo, e 1250 para o terceiro.
Conhecida a deliberação do júri, as montras vão continuar disponíveis para serem apreciadas pelo público até ao dia 25 de junho, das 10 às 19 horas, de segunda a sábado, segundo o regulamento do concurso.
Foram igualmente concedidas sete menções honrosas: PAAZ, Arquitectura e Design; Rocha & Leitão; Pátio d’as Marias; Neves, Loureiro & Cª; Casa dos Forros; Lopo Xavier & Cª; e Arte Floral.
O título simbólico de “Montra Amiga do Ambiente”, que reconhece a proposta que integre, de forma original e criativa, produtos que foram reutilizados e reaproveitados, decorrentes da própria atividade, bem como produtos que não prejudiquem o meio ambiente e que sejam reciclados, coube à CAIS Recicla.
Já o prémio de “Montra Eleita pelo Público”, escolhida pelo voto popular através da leitura de um QR code presente no identificativo de cada montra a concurso, foi arrecadado pelo estabelecimento Urban Project Santa Catarina.
Foram admitidas a concurso 56 inscrições, que o júri avaliou de acordo com critérios de originalidade e criatividade; integração do produto da loja no comércio; cores, materiais utilizados e iluminação; e estética do conjunto (harmonia da imagem).
As montras concorrentes deviam apresentar uma alegoria que enquadrasse os festejos populares sanjoaninos com os artigos ou produtos vendidos nesse estabelecimento.
Texto: Porto. / Etc. e Tal
Foto: Filipa Brito (Porto.)
16jun22