Menu Fechar

Nova Equipa Reitoral da Universidade do Porto será a mais paritária de sempre

Já é conhecida a composição da nova equipa Reitoral da Universidade do Porto para o mandato 2022-2026, que tomará posse no próximo dia 22 de junho, no Salão Nobre da Reitoria.

Numa lista que se destaca pela paridade de género, dos 11 nomes – sete Vice-Reitores e quatro Pró-Reitores – escolhidos por António de Sousa Pereira para o acompanhar neste segundo mandato como Reitor da U.Porto, há seis que transitam da atual Equipa Reitoral.

Relativamente aos Vice-ReitoresJosé Castro Lopes (Formação, Organização Académica, Saúde e Bem-Estar)Fátima Vieira (Cultura e Museus) e Pedro Rodrigues (Investigação e Inovação) mantêm os pelouros que já lideravam.

Da Equipa Reitoral cessante transitam ainda três Pró-Reitores, que passam a assumir as funções de Vice-Reitores. São eles Pedro Alves Costa, que ficará encarregue do Património Edificado e Sustentabilidade; Maria Joana de Carvalho, que assume a pasta das Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto; e Joana Resende, responsável pelo Empreendedorismo, Valorização do Conhecimento e Planeamento Estratégico.

A estes seis nomes, juntam-se cinco estreantes. É o caso de Ana Camanho, Professora Associada da Faculdade de Engenharia (FEUP) que vai assumir o cargo de Vice-Reitora para a Transformação Digital e Gestão da InformaçãoCom uma carreira científica de relevo na área da Management Science, Ana Camanho é a atual Diretora da Licenciatura e do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial da FEUP, instituição onde desempenha o cargo de Pró-Diretora.

Já a lista de Pró-Reitores inclui quatro estreantes na Reitoria. Entre eles está Sónia Valente Rodrigues, Professora Auxiliar na Faculdade de Letras (FLUP), que será responsável pelos pelouros da Inovação Pedagógica, Melhoria Contínua e Promoção da Língua Portuguesa. Especialista no ensino nas áreas da Didática do Português, Linguística de Texto e Análise do Discurso, a também investigadora no Centro de Linguística da Universidade do Porto integrou recentemente a equipa nomeada pelo Ministério da Educação para elaborar o relatório de Apoio ao Desenvolvimento das Aprendizagens e ao Desenvolvimento Socioemocional e do Bem-Estar durante e pós-Pandemia.

Olívia Pestana, também Professora Auxiliar da FLUP, onde dirigiu a Licenciatura em Ciência da Informação entre 2014 e 2019, vai liderar o pelouro das Infraestruturas Culturais e Alumni. Investigadora integrada no CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, Olívia Pestana tem desenvolvido trabalho científico no campo da organização da informação e do conhecimento.

A pasta das Infraestruturas Tecnológicas e Sistemas de Informação ficará, por sua vez, sob a responsabilidade de Pedro Brandão, Professor Auxiliar no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências (FCUP), onde é Codiretor da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação. Do currículo do também investigador do Instituto de Telecomunicações (IT-Porto) destaca-se a participação em vários projetos nacionais e internacionais nas áreas das redes de comunicação e da informática médica.

A lista de Pró-Reitores encerra com o nome de Mário Jorge Pimentel, que assumirá a pasta da Gestão e Manutenção do Edificado. Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Civil da FEUP e investigador do CONSTRUCT – Instituto de I&D em Estruturas e Construção, Mário Jorge Pimentel exerceu ainda as funções de Diretor do Laboratório do Betão Estrutural (2014 – 2021) e de vice-presidente do Grupo Português do Betão Estrutural (triénios 2019-2021 e 2022-2024).

 

Texto e foto: Notícias Universidade do Porto (NUP) / Etc. e Tal

 

20jun22

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.