Menu Fechar

Salamanca veio ao Porto promover novos atrativos turísticos na antiga linha de caminho-de-ferro que a ligava a Portugal

 Ao fim da tarde do passado dia 8 de Junho, realizou-se no Museu do Carro Eléctrico uma sessão promocional sobre o caminho-de-ferro de Salamanca (La Fregeneda). A sessão foi presidida por D. Xavier Iglesias, presidente do Governo Regional de Salamanca, secundado pelo deputado do Turismo do Governo Regional.

O grande objetivo desta sessão foi lançar um projeto turístico, através desta linha centenária, criada em 1887, já reabilitada, agora somente para percursos pedestres.

Este caminho-de-ferro, conhecido como Linha do Douro, construído entre 1883 e 1887, servia para favorecer a ligação entre Salamanca e o Porto. Desta grande obra de engenharia civil destacam-se 20 túneis e 10 pontes metálicas, algumas com mais de 40 metros de altura.

Trata-se de uma obra conjunta entre portugueses e espanhóis, chegando a nela trabalhar mais de 2000 operários dos dois países, que enfrentaram as dificuldades técnicas de um traçado com grandes obstáculos orográficos e uma tecnologia pouco avançada para um terreno abrupto, de ravinas e rochedos…

Hoje, toda esta contextualidade encerra um rico património histórico, gastronómico, um meio natural genuíno, habitat de numerosas espécies, como aves de rapina (águia real, perdigueira, abutres do Egipto e os grifos).

Tudo isto são atrativos para um turismo original que pode incentivar os portugueses para usufruírem de um turismo diferente, de fortes emoções, paisagens selvagens de enorme beleza, num percurso pedestre de 17 Km.

Para mais informações pode consultar-se o site: www.clubviajeroarribesdelduero.es

 

Texto: Maximina Girão Ribeiro

Fotos: Carlos Amaro

 

09jun22

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.