Menu Fechar

Câmara do Porto atribui 375 mil euros em apoios à criação e programação artística na cidade

A Câmara Municipal do Porto vai atribuir 375 mil euros a 25 bolsas, no âmbito da edição de 2022 do Criatório, programa anual de apoio à criação e programação artística no Porto. Os apoios foram aprovados em reunião de Câmara, no início desta semana.

A edição deste ano do programa Criatório voltou a contemplar candidaturas em duas modalidades – Projetos de Criação Artística e Espaços de Programação –, integradas em quatro áreas: Artes visuais e curadoria; Artes performativas; Composição, programação e performance musical; e Literatura e pensamento crítico.

Na modalidade destinada a Projetos de Criação Artística, que visa o apoio ao desenvolvimento de projetos na cidade, durante um período mínimo de seis meses, foram admitidas 129 candidaturas. Dessas, o júri – composto por Ana Flávia Miguel (investigadora e doutorada em etnomusicologia), Ana Figueira (programadora cultural, fundadora e diretora artística da Companhia Instável) e Manuel Segade (historiador de arte e comissário) – selecionou quinze projetos para apoio: “A Hora da Estrela” de Rita Barbosa; “A incompletude para além do fim” de Carlos Barradas; “The F Word: intersecting feminism, design and publishing” de Isabel Duarte; “Delirium Ambulatorium” de Tiago Ângelo; “UR•DIR” de Jordann dos Santos; “SUN BURN” de Hugo de Almeida Pinho; “(DES)ORIENTE” de Laís França e Rachel Merlino; “exercícios de florescimento” de gui flor; “CICLO EDITORIAL HORROR VECTOR” de OOPSA – Associação Cultural; “Feeling Flora” de Berru; “Troubling the Stage. The Politicality of Marlene Monteiro Freitas’ Choreographic Work” de Alexandra Balona; “Mulher-romã” de Costanza Givone; “AMERIKA / A MURALHA DA CHINA” de Jorge Palinhos; “Bulir” de Dalila Gonçalves; e “Assossiassão” de Giuliana Almasio.

Já na modalidade de apoio a Espaços de Programação, que tem em vista o financiamento das necessidades que resultam da atividade de programação de espaços culturais e artísticos sediados no Porto, para que estes apresentem uma programação pública e regular, entre setembro de 2022 e setembro de 2023, o júri – constituído por Barbara Piwowarska (curadora e historiadora de arte), Luísa Mota (artista visual e curadora), e Susana Caló (ensaísta, investigadora e editora) – deliberou conceder apoio a dez espaços entre as 20 candidaturas admitidas: CRL – Central Elétrica, Sonoscopia, A Leste, Pedreira Art Residencies, Sismógrafo, Senhora Presidenta, Rua do Sol, Instituto, De Liceiras 18 e Espaço Ócio.

Lançado em 2017, o Criatório é uma iniciativa municipal anual de apoio à criação e programação artísticas no Porto. Este programa de financiamento tem como principal objetivo contribuir para a consolidação da atividade de artistas e agentes culturais provenientes de múltiplas disciplinas artísticas, e que, no Porto, podem encontrar um contexto propício ao desenvolvimento da sua prática profissional.

Inicialmente destinado ao apoio de Projetos de Criação Artística, em 2020, o Criatório passou a contemplar uma nova modalidade de apoio a Espaços de Programação.

Até à data, foram atribuídas 123 bolsas, no valor de 15 mil euros cada – 93 na modalidade de Projetos de Criação Artística e 30 na modalidade de Espaços de Criação.

 

Texto: Gabinete de Comunicação e Promoção da CM Porto / Etc. e Tal

 

Foto: pesquisa Web

 

21jul22

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.