Menu Fechar

LIVERPOOL DÁ AS BOAS-VINDAS A UM RECÉM-CHEGADO PORTUGUÊS

O internacional português Fábio Carvalho acabou de chegar ao clube inglês Liverpool, mas o meio-campista já foi frequentemente elogiado pelo seu novo patrão Jurgen Klopp. As primeiras impressões positivas de Carvalho em Anfield representam mais um passo do jovem jogador.

Gosta de futebol? Assiste aos jogos da Premier League inglesa? Então não perca o seu tempo e junte-se a nós na Bookmaker Ratings para fazer apostas nas suas equipas favoritas!

O caminho de Carvalho para Merseyside tem estado longe de ser simples. O amor de Fábio pelo futebol foi evidente desde cedo, com o seu pai a recordar a obsessão do mais novo dos seus dois filhos em seguir o seu irmão mais velho a jogar em campos ao lado de crianças mais velhas quando ele tinha apenas quatro anos de idade.

A perseguição do jovem pelo futebol ao lado do seu irmão, que é três anos mais velho, acabou por levá-lo aos campos de futebol de Olivais Sul, onde foi avistado por um olheiro do Benfica, onde rapidamente demonstrou algumas qualidades únicas.

O futebol de rua era perceptível na forma como ele jogava, na facilidade de um contra um, por exemplo. Fábio jogou um futebol muito selvagem, mas esse lado do futebol de rua tornou-o muito criativo.

As coisas mudaram para a família em 2013, quando uma situação económica desesperada em Portugal levou Victor Carvalho a decidir mudar-se em busca de trabalho. A família mudou-se para Londres, onde Fábio inevitavelmente se viu a jogar futebol no seu novo ambiente e, apesar de um julgamento inicial mal sucedido no Fulham, foi enquanto jogava pelo Balham FC que o jovem começou a desenvolver uma reputação.

Tal como o seu pai, a mãe de Fábio falou pouco inglês durante os primeiros anos em Londres e a família pediu a Balham para ajudar na sua próxima jogada, com numerosos clubes interessados em ganhar a corrida para a assinatura do futuro adolescente.

“Só com o Chelsea, tivemos nove reuniões”, revela Victor Carvalho, o pai de Fábio. “Fomos várias vezes ao centro de treino. Mas também nos encontrámos com o Arsenal, o Manchester United, o Liverpool… até ao aparecimento do Fulham”, recorda Victor.

O Chelsea não podia garantir ajuda com a escolaridade e o transporte para Fábio. E o Fulham demonstrou uma vontade de cuidar disso. Acima de tudo, o Fulham ofereceu as melhores condições e ainda pagava ao miúdo 300 libras por mês.

Carvalho subiu nas fileiras da Craven Cottage e assinou o seu primeiro contrato profissional no verão de 2020. O acordo de dois anos revelar-se-ia algo dispendioso para o Fulham, uma vez que o rápido progresso do meio-campista o viu entrar no segundo ano do seu contrato com muitos dos maiores clubes do país, inquirindo sobre a sua disponibilidade.

Carvalho optou por não assinar uma prorrogação no verão passado e a sua partida para um clube maior tornou-se inevitável.

Finalmente, enquanto Fábio se instalava na vida do Liverpool, onde Jurgen Klopp já o descreveu como “pura alegria” a observar, muitos em Portugal tinham-se perguntado se haveria um dilema ao longo de uma carreira internacional.

Carvalho jogou pela Inglaterra a nível juvenil, mas a sua decisão de se juntar à selecção portuguesa sub-21 em março foi uma clara indicação da sua intenção.

“Fábio é filho de pai angolano e mãe madeirense – nasceu em Portugal e é português”, salientou o seu pai. “Neste momento, ele nem sequer tem passaporte inglês. Ele quer a equipa nacional portuguesa – esse sempre foi o seu sonho”.

 

Fotografias de LiverpoolFC

Publireportagem

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.