Menu Fechar

Jovens de todo o mundo dão asas à criatividade e inovação na ‘European Innovation Academy’

Até 5 de agosto, o Porto é o anfitrião do maior evento académico de empreendedorismo digital do mundo, que decorre nas Faculdades de Engenharia (FEUP) e de Economia (FEP) da Universidade do Porto: a ‘European Innovation Academy’ (EIA).

Mais de 500 estudantes universitários – provenientes das melhores universidades americanas, asiáticas e europeias – estão a participar neste programa de empreendedorismo imersivo, que visa potenciar a criação de novas ideias de negócio entre os participantes.

Na ‘Startup Expo’, instalada na FEP e integrada na programação da EIA, há um constante corrupio de jovens na tentativa de ‘vender’ as suas ideias para futuras empresas de inovação. O vice-presidente da Câmara do Porto com os pelouros do Ambiente e Transição Climática e da Inovação e Transição Digital pôde constatar, durante a visita que fez ao local, o fulgor com que muitos queriam dar a conhecer o produto dos seus projetos.

“São jovens que estão a terminar as suas licenciaturas nas grandes universidades mundiais e que, agora, estão no Porto para mostrar toda as suas potencialidades e o que estão a fazer nas suas academias”, sublinha Filipe Araújo, para quem “a cidade ganha, através de um grande laboratório vivo, gerando, a partir daqui, emprego e dinamizando a economia”.

“Muitos destes jovens mostraram-me vontade de, no futuro, vir, eventualmente, viver para o Porto”, acrescentou o vice-presidente.

A Câmara do Porto está também presente na ‘Startup Expo’ com a ativação dos projetos “Porto Leading Investors”, da ‘InvestPorto’, e ‘Study in Porto’, da área da juventude, e da marca Porto Ambiente. Iniciativas que mereceram bastantes elogios dos jovens estudantes.

A ‘European Innovation Academy’ oferece um curso intensivo de empreendedorismo e inovação digital, em ambiente internacional, com momentos de formação, discussão, networking e partilha de experiências.

A iniciativa, nascida em 2011 na Estónia, é apoiada pela Câmara do Porto, Universidade do Porto, Fundação Santander, Beta-i, Google, Universidade de Berkeley e Galp. Até 2026, a cidade vai acolher, por esta altura do ano, mais edições da EIA.

 

Texto: Paulo Alexandre Neves (Porto.) / Etc. e Tal

Foto: Guilherme Costa Oliveira (Porto.)

 

 

20jul22

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.