A Rusga da União de Freguesias de Massarelos /Lordelo do Ouro (com 217 pontos) foi a vencedora da edição deste ano das Rusgas de S. João do Porto, sendo seguida pelas suas congéneres da Freguesia do Bonfim – Associação de Moradores da Lomba (195 pontos) e da de Campanhã – ACD Bairro do Falcão (192 pontos).
Dois anos depois de terem saído à rua pela última vez – o interregno deveu-se à pandemia – as Rusgas de S. João do Porto, uma organização da Ágora – CM Porto, desfilaram, no final de tarde do passado sábado, 2 de julho, por artérias do “coração” da Invicta, com saída da Rua de Santa Catarina (junto ao Café Majestic) e concentração final na Praça do General Humberto Delgado, onde se exibiram perante o júri, formado por elementos ligados aos coletivos participantes.
José Gonçalves Ursula Zangger
(texto) (fotos)
As sete rusgas, em representação das freguesias e uniões de freguesias da cidade, passaram pelas ruas de Fernandes Tomás, da Trindade e da do Dr. António Luís Gomes, tendo sido aplaudidas entusiasticamente por milhares de pessoas, desfilando pela seguinte ordem:
União de Freguesias do Centro Histórico; União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos; Junta de Freguesia de Campanhã (que foi representada pela Associação Cultural e Desportiva do Bairro do Falcão); União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde (que contou com a participação do Orfeão da Foz do Douro); Junta de Freguesia de Ramalde; Junta de Freguesia de Paranhos (com a participação do Rancho Folclórico de Paranhos) e Junta de Freguesia do Bonfim (representada pela Associação de Moradores da Lomba).
E foi um ambiente de festa e convívio entre todos os participantes, que marcou o regresso das Rusgas de S. João do Porto, saindo, dois anos depois, às centrais ruas da Invicta, recreando estórias, vivências, e outras particularidades dos seus bairros e zonas.
Eis, as fotos da nossa repórter de Ursula Zangger, que tudo fez para não deixar escapar qualquer pormenor deste desfile, com o qual se encerram os Festejos do S. João do Porto de 2022.
Os sete grupos foram classificados tendo em conta a coreografia, cenografia, figurinos e musicalidade apresentados. O vencedor (União das Freguesias de Lordelo do Ouro/Massarelos) foi agraciado com o título de melhor formação nas Rusgas deste ano e levou para casa um troféu especialmente desenhado para a ocasião pela artista Madalena Martins.
03jul22