A Câmara Municipal do Porto decidiu aplicar, na próxima época desportiva, valores em baixa – que oscilam entre os 50% e os 80% – para os clubes e associações da cidade, o desporto de formação, desporto feminino e desporto adaptado. A tabela de preços com esta revisão entra em vigor a 1 de setembro.
Consciente das dificuldades que os clubes desportivos ainda atravessam e após um período agudo de pandemia, o Município do Porto decidiu rever em baixa a tabela de preços para a utilização dos equipamentos desportivos municipais na próxima época 2022/2023, que abrange os Pavilhões, os Grandes Campos, as Piscinas Municipais e a Pista de Atletismo do Parque Desportivo de Ramalde. Esta medida surge no seguimento de um período de isenção para os clube e associações locais, vigente durante a pandemia.
Esta revisão dos preços tem como objetivos “discriminar positivamente os clubes e associações da cidade, assim como uniformizar e simplificar a tabela de preços”, assume a vereadora do Desporto e Juventude da Câmara Municipal do Porto, Catarina Araújo.
Assim, a nova tabela, aprovada nesta quinta-feira, 7 de julho, prevê uma diminuição de 50% a 75% do valor a pagar pelos clubes na utilização dos Pavilhões Municipais e dos Grandes Campos – Parque Desportivo de Ramalde, o Polidesportivo dos Choupos, o Campo Sintético do Viso e o Campo da FADEUP, assim como noutros campos onde o Município do Porto tenha acordos de utilização.
O desporto adaptado terá uma diminuição de preços ainda mais notória, com uma revisão até ao máximo de 83% e com isenção de pagamento de segunda a sexta-feira, no período compreendido entre as 9h00 e as 14h00.
Já a Pista de Atletismo do Parque Desportivo de Ramalde regista um diferencial em baixa que oscila entre os 33% (para clubes da cidade do Porto), os 67% (formação e feminino) e os 80% (desporto adaptado, com períodos de isenção de pagamento entre as 9h00 e as 18h00 nos dias úteis).
Catarina Araújo, vereadora responsável por estas áreas na autarquia, acrescenta ainda que a medida agora aprovada, e que será colocada em prática na próxima época desportiva, visa “incentivar a prática de desporto de formação e feminino na cidade e impulsionar o desenvolvimento do desporto adaptado, em linha com as diretrizes da política municipal para o Desporto”.
Também os preços das atividades aquáticas nas Piscinas Municipais sofreram um decréscimo, consoante a quantidade de aulas em que cada utente se inscreva. A nova tabela de preços dos Pavilhões Municipais, dos Grandes Campos, da Pista de Atletismo de Ramalde e das Piscinas Municipais entra em vigor a 1 de setembro.
Texto: Departamento de Comunicação e Promoção da CM Porto / Etc. e Tal
Foto: Miguel Nogueira (CMP)
09jul22