Menu Fechar

A Magia dos Pauzinhos Chineses

Weihua Tang

 

Há dez anos, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), um ex-aluno perguntou-me: 

– Professora, nós usamos faca e garfo para cortarmos a carne. E os chineses ?!  Como comem os pedaços grandes com os pauzinhos ?! 

– A morder – respondi sem hesitar. 

Evidentemente, espalharam-se grandes gargalhadas na sala de aula…

De facto, há muitos países orientais que usam os pauzinhos, tal como o Japão e a Coreia. Porém, é a China que possui esta tradição e cultura ao longo da sua história. Aos olhos ocidentais, às vezes, é muito difícil compreender porque é que os chineses usam dois pauzinhos para comer. E, pela perspectiva dos chineses, também acham estranho porque é que os ocidentais comem com tantas “armas” na mão. 

 

Acredito que pouca gente sabe a verdade, pela qual os pauzinhos têm as suas próprias medidas. Conforme a medida de comprimento da China, o pauzinho tem sete e seis Cun (7.6 cun, 1 cun = 1/3 decímetro).

Neste caso, o  “sete” significa os nossos sete sentimentos, os quais são a Felicidade, a Fúria, a Tristeza, a Alegria, a Angústia, o Medo e a Preocupação, enquanto o “seis” apresenta seis desejos, os quais são Olhos, Orelhas, Boca, Nariz, Língua e Consciência. Aliás, são as necessidades do nosso corpo humano. É incrível e prodigioso, não é?! 

Entretanto, os pauzinhos são duas peças, ou seja, tem que ser uma dupla. Este “casal” expressa essencialmente a relatividade e o equilíbrio da teoria conhecida como YinYang. E os nossos cinco dedos?! Certamente representam a teoria dos cinco elementos, os quais são Metal, Madeira, Água, Fogo e Terra. 

Apesar dos mistérios referidos acima, os pauzinhos têm dois pontos diferentes, ou seja, é o ponto quadrado e o ponto redondo. Estes dois pontos interpretam o “céu esférico” e a “terra quadrada”. E a mão no meio do pauzinho, adequadamente, mostra a harmonia de três fatores entre o céu, a terra e a pessoa, ou melhor dizendo, três em um (3 em 1), que é, realmente,  a riqueza da filosofia chinesa. 

Aparentemente, é fácil utilizar os pauzinhos, mas na realidade não é! Antigamente, costumava ir com os alunos ao restaurante chinês. Por acaso, reparava sempre que alguns deles não conseguiam abrir os pauzinhos porque apertavam com demasiada força e, alguns, tinham dificuldade em segurar por falta de força suficiente. Afinal, é mesmo necessário ter um jeitinho especial para comer com os pauzinhos, não é?! 

No entanto, as consequências de usar os pauzinhos também podem refletir o princípio da nossa vida. Faça o que fizer, seja como for, tem que aprender a fazer tudo com moderação e cortesia. Por isso mesmo, ensinámos o nosso filho a aprender a utilizar os pauzinhos quando tinha apenas dois anos. 

Caros leitores, não poderiam ficar indiferentes, pois não?!

 

 

01ago22

 

Partilhe:

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.