Como vem acontecendo nos cinco anos de existência deste certame organizado pela Associação de Fotografia e Artes Visuais da Murtosa (AFAVM), depois da exposição coletiva de fotografia sobre o tema ‘Água’ realizada na Galeria Municipal da Torreira (Murtosa), durante os dias 23 e 31 de julho. O habitual roteiro deste evento incluiu o Posto de Turismo do Furadouro (Ovar), em que ainda se pode visitar esta exposição até 4 de setembro.
Os trabalhos expostos, de vários participantes sócios da AFAVM, apresentam múltiplas perspetivas de paisagens naturais e diferentes olhares sobre a relação com a água, predominantemente recorrendo a cenários naturais proporcionados pela ria e pelo mar na região de Aveiro, assim como outros extraordinários espelhos de água e seus reflexos captados pela sensibilidade dos muitos amantes da fotografia.
O património cultural e ambiental realçado em cada trabalho exposto, assim como o património navegável em risco de extinção, enquadram-se no tema ‘Água’ como desafio lançado para esta edição pela AFAVM, na linha de temas para edições anteriores, a exemplo de ‘Barcos Tradicionais da Ria’ (2017) ou ‘Nascer e Pôr-do-Sol’ (2019). Não deixando este tema escolhido da exposição coletiva de alertar para a situação de seca e para os cenários inquietantes e descaraterizados pela falta de água que afeta a vida.
Texto e fotos*: José Lopes
*Fotos reproduzidas da exposição
29ago22