Menu Fechar

9.ª edição do ‘Encontro Internacional de Palhaços de Vila do Conde’ vai realizar-se em outubro

Estamos de volta para o nono Encontro Internacional de Palhaços de Vila do Conde. Nesta edição pretendemos continuar a surpreender e a levar alegria e sorrisos às crianças, famílias e a todos aqueles que vêm desfrutar da cidade no início do outono.
A ‘rua’ será um espaço privilegiado, onde várias oficinas e espetáculos serão apresentados e onde pequenos e graúdos poderão experimentar as artes do circo através do ‘Circo por Miúdos’ – Escola Itinerante de Circo da Nuvem Voadora.
Este ano contamos com espetáculos de artistas oriundos do Brasil, Espanha, Argentina e Portugal. O tema para este ano é o ‘Palhaço e o Circo.

‘PALHAÇO E O CIRCO’

O Clown e o Circo têm uma cumplicidade antiga. Muitos Palhaços utilizam as técnicas circenses nos seus espetáculos, dentro e fora do ‘Chapitô’. A arte do Palhaço foi ganhando valor e protagonismo de tal forma, que em meados do século XIX, o Clown apresenta-se como um elemento essencial dos espetáculos de Circo. O Clown que conhecemos hoje, revela-se, fruto de uma adequação aos tempos, apresentando um carácter cada vez mais libertador e interventivo. Integrando, muitas vezes, nos seus
espetáculos, a reflexão acerca de temáticas sociais e políticas, de uma forma cada vez mais poética e circense.
A organização Companhia NUVEM VOADORA. Apoios da Câmara Municipal de Vila do Conde e da Junta de Freguesia de Vila do Conde. Parceria International Clown Lab.

PARTITURA FÍSICA PARA NÚMEROS HUMORISTICOS E CIRCENSES

Oficina com Chacovachi e Maku Funchulini (Argentina).
A oficina aborda todos os aspetos relacionados a criação de números e espetáculos para rua com passada de chapéu (Chacovachi). Nesta oficina Chacovachi e sua parceira Maku Fanchulini trabalham o corpo e a mente dos participantes que querem ter a rua como palco, ou usar técnicas e segredos dos artistas de rua para aplicar em sua arte.

O trabalho tem carga horária de 6 horas e será dividido em três partes:
1 – O Treino: Trabalhando com as energias físicas, mentais e emocionais, ativando canais de comunicação como Palavra, Gesto, Som, Ruído, Ação e Movimento
2 – Teoria e Filosofia: Desenvolvendo o seu potencial trabalhando sua voz, figurino, maquiagem, nariz e cabelo e
decifrando o método ’Xadrez’. Como entreter, divertir, surpreender, denunciar e provocar utilizando do seu próprio corpo e emoções trazidas pelo coração, estômago e cabeça.
Vamos trabalhar o profissionalismo e como montar estrutura de apresentações em locais não convencionais desde a formação da roda até a passada de chapéu.
3 – Postura Corporal: Limpeza e criação de cena para artistas ou futuros artistas de rua, circo e variedades.
Chacovachi decifra qual é a adrenalina envolvida e as necessidades de um espetáculo de rua. Maku Fanchulini, promove uma investigação sobre desarticulação, criação, limpeza e escritura dramatúrgica de cenas e rotinas cômicas sem palavras e trabalha com os canais de comunicação com as seguintes prioridades: ação, gesto, movimento, som, ruídos e palavras. Desenvolvendo-os através de tônus musculares e dinamismos. Todas estas leituras estimulam e desenvolvem a criatividade.

Data: 17 a 18 Outubro 2022 – 18h às 21h
Local: Centro pesquisa e formação Nuvem Voadora
Duração: 6 horas
Público alvo: Artistas e futuros artistas que querem criar ou desenvolver seu material artístico.
Bilheteira: 80€

 

Texto e imagem: Vítor Pinto / Etc. e Tal

 

22set21

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.