Menu Fechar

ETÍOPE SENAYET GETACHEW BATE RECORDE FEMININO DA ‘MEIA MARATONA DO PORTO’

A 15.ª edição da Meia Maratona do Porto, disputada este domingo (18set22), ficou marcada por um novo recorde da prova, no setor feminino. O feito coube à atleta etíope Senayet Getachew Chekol, que cumpriu os 21 quilómetros da corrida em 1:08.47 horas. O queniano Emmanuel Bor venceu, no setor masculino.

A prova contou com a participação de cerca de oito mil atletas, repartidos pelos 21 ou cinco quilómetros, cada um a seu ritmo, entre amigos e família, numa manhã repleta de boa disposição. Com partida e chegada na Avenida de Dom Carlos I (junto ao Jardim do Passeio Alegre), esta edição contou com atletas provenientes de 61 países, com destaque para africanos de renome, de ambos os géneros, que dominaram por completo a meia-maratona.

Emmanuel Bor Bor cumpriu os 21 quilómetros da corrida em 01:00.38 horas, seguido dos compatriotas Mike Kiptum Boit, segundo classificado, e Evanis Kipchirchir Sambu, terceiro. Atrás do trio de quenianos surgiu o melhor português: Nuno Lopes, atleta do Feirense, em quarto lugar, enquanto Bernardo Rocha (Salgueiros) e Rui Teixeira (Sporting), ficaram na sexta e sétimas posições da geral, respetivamente.

No setor feminino, o pódio foi dominado também por atletas africanas: Senayet Getachew Chekol superou a também etíope Aynadis Mebratu Tadesse, segunda colocada, e a queniana Cynthia Jepkogei Chemweno.

Solange Jesus (Feirense) foi a melhor portuguesa, concluindo no sétimo posto, seguida por Vanessa Carvalho (Sporting de Braga), oitava, e Carla Martinho (Recreio Desportivo de Águeda), nona.

A cerimónia de prémios contou com a presença, entre outros, da vereadora da Juventude e Desporto da Câmara Municipal do Porto, Catarina Araújo.

Sobre este evento lembrou que “uma cidade moderna, inclusiva e aberta tem de ter o desporto como uma aposta do município. E é isso mesmo que temos feito, através deste tipo de eventos com reconhecida projeção nacional e internacional, quer por meio da concretização de programas municipais de acesso democratizado e livre da população às mais diversas atividades desportivas”. A Meia Maratona é organizada pela ‘RunPorto’ e conta com o apoio da Câmara do Porto.

 

Texto: Porto. / Etc. e Tal

Fotos: Guilherme Costa Oliveira (Porto.)

 

19set22

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.