Menu Fechar

A Combinação Perfeita de Chinês e Português

Weihua Tang

 

Há pouco tempo, fui convidada para um trabalho de tradução de um restaurante chinês que abriu recentemente. Contudo, não me deram nada a não ser uma ‘folha branca’ para dar asas à imaginação.

Não acreditam?!

Nunca fiz uma tradução sem nenhum conteúdo. 

Aceitei este grande desafio, porque fiquei impressionada pela decoração do restaurante, pelo seu mobiliário e pelo seu bom gosto. O design do património de ‘Guerreiros de Terracota da Dinastia Han’, junto com as porcelanas da Dinastia Tang e Dinastia Song, ostentam a grande cultura chinesa antiga e demonstram um símbolo de posse das inúmeras civilizações com cerca de 5000 anos de história.

Ainda por cima, havia um abajur especial, redondo, de cor azul e branca, com base na inspiração da azulejaria típica portuguesa, que me chamou mais a atenção.

Curiosos?

Para transmitir da melhor forma as interpretações do objetivo do proprietário, tive que procurar os diversos materiais diferentes e aprendi, realmente, muitas coisas novas. 

É sabido que a China é conhecida pelas porcelanas, sobretudo pela “porcelana azul e branca” de Jingdezhen (Cidade de Jingde), na Província de Jiangxi. Esta marca incomparável ganhou mais fama no mundo e possui o grande valor da apreciação e de coleção. 

O processo de produção traduz-se no aproveitamento do minério de cobalto, como matéria-prima para desenhar um padrão em cima do corpo cerâmico. Depois é colocada uma camada de esmalte transparente para queimar, somente uma vez, até chegar à forma desejada.

Exposto a uma temperatura elevada, o material de cobalto torna-se azul, dando origem a uma porcelana de cor única. 

E o azulejo português?! Já conta com 500 anos de produção nacional. É uma das características que coloca Portugal em destaque nos roteiros de qualquer viajante. Na realidade, Portugal é considerado a capital mundial do azulejo. 

A meu ver, este “estilo elegante” não é só uma obra-prima da cristalização da sabedoria do povo chinês, mas também uma combinação incrível da cultura oriental e ocidental.

Concordam comigo?!

 

01nov22

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.