Menu Fechar

Se é aventureiro e gosta de adrenalina… visite Katmandu

Vítor Lagarto

(texto e fotos)

 

O Nepal é um pais asiático que fica entre a India, Tibete “China”. Com cerca 1 500 000 de Habitantes, Katmandu, a capital, encontra-se está num vale das montanhas dos Himalaias, montanhas, essas, que têm de altitude cerca de 2 800 metros

A Religião dos nepaleses é de Hindu ou Budista

Um clima agradável, sem calor nem frio, pode ‘chover a potes’, mas com temperatura média varia sempre entre os 25 e os 30 graus centígrados.

A adrenalina começa assim que sai do Aeroporto Internacional de Katmandu, com um barulho de buzinas, para fazer três quilómetros que poderá demorar 30 a 40 minutos, com carros e motos que circulam, quer pela direita ou pela esquerda, passando sem cuidados especiais pelas poucas passadeiras que existem nas estradas principais.

Aqui, quem tem de parar é o peão! As pessoas para atravessarem para o outro lado da estrada têm de andar entre as centenas e centenas de viaturas que circulam sem parar. Incluindo os polícias que estão no meio da estrada a ‘comandar’ o trânsito.

Em muitos lugares os rios estão transformados em lixeiras, e não faltam resíduos amontoados, aqui e ali, pelas ruas, à espera da recolha.

Muitas casas parecem que estão ainda em construção, porque nunca foram acabadas com as fachadas em tijolo.

Os milhares de fios e cabos elétricos estão pendurados a cerca de 3 metros de altura, e muitos a 1m50, conseguindo mesmo tapar o nome das lojas, obrigando-nos a desviar, sem passeios…. uma coisa impressionante.

Mas, Katmandu é uma cidade cheio de Cultura, riquezas, bem como muitos monumentos históricos, ruas e Ruelas com centenas e centenas de lojas.

Os pontos turísticos são Thamel e Buda e todos os caminhos vão dar aos Monumentos e Templos de Durbar Square, e Boudhanath Stupa, Pashupatinath Temple, ou  Swayambhunath onde os macacos andam pela rua e são atrevidos.

Também vai encontrar centenas de restaurantes com comida muito boa, mas sempre muito picante, com preços acessíveis: os pratos variam, em média, entre as 350 e as 550 Rupias Nepalesas, ou seja, entre 3 a 4 Euros

Já o que é muito caro, é a cerveja e o vinho, uma cerveja normalmente custa entre 550 Rupias, um copo de vinho pode custar entre 600 a 700 Rupias, uma garrafa de vinho normalmente custa 1 500 a 2 000 Rupias… 10 a 15. Euros.

O Nepal é uns pais seguro, mas é sempre aconselhável verificar no Portal Das Comunidades em Portugal.

Aconselho, assim, a visitarem esta cidade de Katmandu, são algumas horas de voo, tem de ir sempre com ligação ao Dubai ou Istambul.

As duas vezes que visitei, Adorei… por isso aconselho esta viagem.

 

01out22

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.