O filme ‘Hallelujah: Leonard Cohen, a journey, a song’ estreia-se em Portugal nesta quarta-feira (16nov22), no Coliseu Porto Ageas, e abre a 9.ª edição do Festival Porto/Post/Doc, que acontece de 16 a 26 de novembro, por diversas salas da cidade.
Durante 11 dias vão ser apresentados 115 filmes, propondo um olhar transversal sobre o cinema contemporâneo e as obras de cineastas que têm vindo a marcar a história do cinema.
Um dos destaques da organização vai para a Competição Internacional, que em 2022 regressa com oito longas-metragens, entre elas uma estreia mundial e seis estreias nacionais, com filmes da Ucrânia, Dinamarca, Suécia, Argentina, Áustria, Lituânia, Marrocos, França, Países Baixos, Alemanha e Lituânia. A estreia mundial é o filme suíço ‘The Curse’, de Maria Kaur Bedi e Satindar Singh Bedi.
‘Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song’, filme de Daniel Geller e Dayna Goldfine sobre a histórica canção de Leonard Cohen, integra ainda a competição Transmission, secção focada em música e movimentos culturais, onde se mostrarão, entre outros, ‘Na Sombra’ (documentário sobre Véspera, o mais recente disco dos Clã), ‘Sonic Fantasy’ (filme sobre a gravação de Thriller de Michael Jackson), ‘Meet Me in The Bathroom’ (que visita a história da criação da DFA Records e de bandas como os LCD Soundsystem, The Strokes ou Yeah Yeah Yeahs), ‘Viagem do Re’” (uma viagem ao universo criativo de Rui Reininho) e ‘God Said Give ‘Em Drum Machines’ (sobre os fundadores do techno de Detroit).
‘NEURODIVERSIDADE’ É O TEMA CENTRAL DO FESTIVAL
Na programação realce também para Cinema Falado, uma categoria dedicada ao cinema falado em português e que, este ano, tem um conjunto de 12 curtas e longas-metragens recentes, entre elas ‘Nossa Senhora da Loja do Chinês’, de Ery Claver, ou ‘Maputo, Nakuzanza’, Ariadine Zampaulo.
As categorias Cinema Novo, com vista a descobrir novos talentos e que conta com 12 filmes, e Cinefiesta, secção que conserva a longa relação do festival com o cinema espanhol, são outras das competições integradas na programação do festival.
De destacar ainda o ciclo de conversas Fórum do Real, que irá enfatizar o tema central do festival – a Neurodiversidade, do qual já se havia anunciado o programa de filmes. as quatro conversas abordarão as questões específicas das representações da saúde mental no cinema e o trabalho criativo com, e por, pessoas neurodiversas. Integrarão os painéis, entre outros, o maestro Martim Sousa Tavares, o realizador Jorge Jácome, o psiquiatra Adrian Gramary, o escritor Hugo Van der Ding, o fotógrafo Paulo Pimenta e o realizador Jorge Pelicano.
Como novidade desta edição, o festival lança o LABCeuta, um laboratório de cinema que propõe desenvolver atividades complementares em volta da competição Cinema Novo, onde o mote principal é a reflexão em torno do cinema como meio de expressão artística e de exploração de realidades. O mesmo integrará uma carta branca à jornalista Teresa Vieira, conversas e atividades vocacionadas para os realizadores.
A edição 2022 do ‘Porto/Post/Doc’ contará ainda com uma secção infanto-juvenil (School Trip), com propostas direcionadas a escolas e famílias, assim como uma dimensão ‘Industry’, direcionada a profissionais nacionais e internacionais do setor.
O Porto/Post/Doc vai passar pelos cinemas Passos Manuel, duas salas do Cinema da Trindade, Maus Hábitos, Casa Comum da Reitoria, Café Ceuta, Planetário do Porto e Auditório Ilídio Pinto.
A cerimónia de entrega de prémios contará com a exibição de ‘All the Beauty and the Bloodshed’, filme de Laura Poitras sobre a artista e ativista Nan Goldin.
Texto e foto: Porto. / Etc. e Tal
15nov22