Menu Fechar

Matosinhos – Feira de promoção de pescado português e das atividades ligadas ao mar reuniu 62 importadores de 30 mercados internacionais

A 2.ª edição da ‘Expo Fish’, iniciativa organizada pela Docapesca com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura e Alimentação, decorreu nos dias 15 e 16 de novembro no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e teve como objetivo a promoção de pescado português e das atividades ligadas ao mar.

A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, estiveram ontem presentes na feira, assim como a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e a vereadora do Desenvolvimento Económico, Comércio e Turismo da Câmara de Matosinhos, Marta Pontes.

Tendo como principal objetivo contribuir para a internacionalização e promoção das atividades ligadas ao setor da pesca e da comercialização de pescado, bem como outras atividades conexas do mar, como a construção e reparação naval, a náutica de recreio e o turismo, a primeira edição da ‘Expo Fish’ Portugal, contou com a presença de 62 importadores de pescado oriundos de mais de 30 mercados internacionais e 81 expositores. A plataforma registou cerca de 4 mil visitantes nos dois dias do evento e as conferências obtiveram mais de 2mil visualizações no YouTube, tendo sido realizadas 183 reuniões B2B. O sucesso internacional do primeiro evento, as perspetivas de negócio geradas e a procura crescente deste tipo de plataforma, levaram à realização desta segunda edição.

Ao longo de dois dias, os participantes tiveram ao seu dispor um espaço expositivo virtual e uma plataforma melhorada de encontros de negócios B2B, com marcação de reuniões em videochamada, de acordo com os seus perfis e interesses.

O Terminal de Cruzeiros foi também palco de uma conferência em formato híbrido (presencial e virtual), com a participação de um painel diversificado de oradores e especialistas que debateram novas tendências de mercado, novos produtos e serviços, desafios à internacionalização, oportunidades de financiamento, digitalização, entre outros.

Outra das novidades da edição deste ano, foi o Prémio Inovação Expo Fish Portugal, um concurso de ideias no âmbito da Inovação e investigação ligada ao setor alimentar do mar, aberto a estudantes do ensino superior e start-ups.

Otimo – Otimização dos Processos de Produção de Ouriço-do-Mar’ do Laboratório MAREFOZ da Universidade de Coimbra foi o projeto vencedor, na categoria ‘Inovação e Investimento ligado ao setor alimentar do Mar’.

O projeto consiste em desenvolver um sistema de produção de ouriços-do-mar em aquacultura que seja rentável e eficiente e que contribua para aumentar a competitividade das comunidades costeiras. Este conhecimento está a ser desenvolvido e explorado pela start-up “Vértice Cristalino” que tem a marca AQUALL.

O encerramento da feira coube à Ministra da Agricultura e da Alimentação. Seguiu-se um cocktail e um showcooking com a participação de Maria do Céu Antunes.

 

Texto e foto: Gabinete de Comunicação da CM Matosinhos / Etc. e Tal

 

22nov22

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.