No âmbito do projeto PVPI – Póvoa de Varzim Promove Inclusão, e dando seguimento aos compromissos assumidos em matéria de coesão social no Plano Estratégico 2020-2030, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim encontra-se a implementar medidas de apoio a pessoas em situação de sem-abrigo no concelho.
As medidas, em curso desde 25 de julho deste ano, visam a valorização e inclusão das pessoas com vista à sua integração, quando possível e de forma plena, no espaço de ‘co-housing’ previsto na Estratégia Local de Habitação.
Além da criação do Gabinete de Apoio à Inclusão (GAI) e do Centro Ocupacional para a Inclusão (COI), está em marcha uma terceira ação dedicada a Capacitar e Sensibilizar para Incluir (CSI).
É com base nesta última que se enquadra a capacitação para pessoas em situação de sem-abrigo, cuja primeira sessão será realizada hoje (24nov22), às 10h00. Filipe Miranda, Membro do Núcleo Executivo do NPISA do Porto, Associação SEIS, vai conduzir esta sessão de capacitação sob o mote ‘Trajetórias de Vida’, no Centro Ocupacional para a Inclusão (COI) localizado no antigo edifício dos serviços municipais.
O ‘Póvoa de Varzim Promove Inclusão’ funciona diariamente, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, no antigo edifício dos serviços municipais. A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim lançou este projeto para diminuir o número de Pessoas em Situação de Sem Abrigo e em situação de risco face a esta condição, combatendo o estigma e contribuindo para a sua autonomia pessoal e profissional.
Texto e foto: e-notícia / Etc. e Tal
23nov22