Menu Fechar

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICAS DE DEFESA E COMBATE URBANO (TDCU) ESTÁ EMPENHADA NA VERTENTE DA ‘DEFESA PESSOAL INFANTIL’

Com sede na cidade de Ovar a Associação Portuguesa de Técnicas de Defesa e Combate Urbano (TDCU), que tem como grandes impulsionadores os seus dirigentes e mestres João Botelho e Isabel Cristina, responsáveis igualmente pela dinamização do núcleo de Ovar TCDU, cujos atletas e praticantes desta modalidade das artes marciais, têm a vantagem de serem treinados e orientados por esta dupla.

Dupla que se desdobra ainda na representação da AP de TDCU em vários eventos nacionais e internacionais e apoio a importantes núcleos TDCU, como os de Moncorvo ou Foz do Côa, a exemplo dos mais recentes eventos de ‘estágios e graduações’, com particular destaque na vertente da ‘defesa pessoal infantil’, como o ‘estágio’ que ocorreu em Torre de Moncorvo no final de ano, no dia 17 de dezembro.

O ‘estágio’ em que a arte Kung Do integrou o exame de graduação para a entrega da respetiva cor do ‘sinto’ conquistado, teve orientação técnica de João Botelho como mestre do TDCU e responsável pela Associação Portuguesa desta arte de defesa pessoal, que neste evento organizado por um dos dinâmicos núcleos TDCU, como é o de Moncorvo, teve um elevado e gratificante numero de atletas jovens nos diferentes escalões, destacando-se os candidatos ao ‘sinto castanho’.

A adesão infantil que também se destacou neste evento, demonstra bem o empenho e o entusiasmo transmitido pelos dinamizadores dos vários núcleos TDCU, no desenvolvimento do programa de ‘defesa pessoal infantil’, que a AP-TDCU está a apoiar e desenvolver com mensagens que visam, ‘fortalecer a sua auto estima! Motivação, segurança, disciplina e companheirismo’.

Realça ainda João Botelho na sua página online (facebook), que, ‘união, aprendizagem, fazer algo diferente, conduta, e princípios’, é o mais importante para quem quer ‘tentar esta filosofia’, que se partilha no TDCU, como ‘uma forma de autodisciplina, física e mental, que tem como finalidade o desenvolvimento do corpo, da mente e em caso de necessidade, ser eficaz em defesa pessoal’. São princípios fundamentais que este responsável pela Associação Portuguesa de TDCU não se cansa de promover junto da ‘família’ TDCU.

 

Texto: José Lopes

Fotos: facebook/João Botelho

 

28dez22

 

 

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.