Menu Fechar

OVAR RECEBEU SEMINÁRIO DE DEFESA PESSOAL ORGANIZADO PELO ‘CONTACTO TOTAL MUNDIAL’ (CTM)

O já habitual seminário de defesa pessoal organizado pela Organização Mundial Contato Total (O.M.C.T./C.T.M.), que tem como reconhecido mestre em Portugal destas artes mistas, Carlos Silva, que dirige a escola do Contato Total no Espaço Aberto em Ovar, cidade que acolheu o seminário em que se destacou a arte ‘Goshin-Jitsu’ no dia 26 de novembro, numa parceria com o Centro Karaté Shotokan Caraguá (C.K.S.C./J.K.A.), organização desportiva brasileira, que permitiu ao evento realizado nas instalações do Espaço Aberto, ter como cabeça de cartaz, o ‘sensei’ José Castro, “uma das mais altas referências do Karaté e Goshin-Jutsu em Caraguatatuba, Brasil e em Portugal” afirmou Carlos Silva, responsável técnico da OMCT/CTM.

Assumido como um processo de aprendizagem, o seminário de defesa pessoal / Goshin-Jitsu, ministrado por José Castro que se deslocou a Ovar no âmbito de uma breve estadia de uma delegação do Brasil a Portugal, que contou ainda com ‘senseis’ como Adriano Santo (Brasil), Eugénio Saúte, José Miranda e Miranda Gomes (N.K.S.P.). Participações que enriqueceram a diversidade das artes de defesa pessoal desenvolvidas e praticadas.

Como realçou Carlos Silva, sobre a importância de tais acontecimentos desportivos das artes marciais, neste caso um seminário de defesa pessoal, “é exigido a um praticante que esteja atento às constantes evoluções nas artes marciais. É estar preparado para enfrentar os desafios de uma arte, sempre em mutação”, referindo-se à defesa pessoal como tema base do seminário, em que, “tivemos a oportunidade de assimilar e aprender novas tarefas, as quais, se tornaram muito úteis no nosso processo evolutivo”, porque, como realçou ainda, “é através da prática constante que adquirimos conhecimento e retemos mais informação”.

Também a reciprocidade verdadeira entre mestres e praticantes, foi valorizada, porque, “leva-nos ao desenvolvimento que garantem o sucesso dos envolvidos”, referindo assim em nome da O.M.C.T./C.T.M. satisfação pela forma como decorreu o seminário em Ovar com especial participação da delegação do Brasil, em que se destacou José Castro no desenvolvimento da arte do Goshin-jutsu.

 

Texto: José Lopes

Fotos: Facebook / Grupo de ‘discussão’ de artes marciais

 

 

28dez22

 

 

 

Partilhe:

2 Comments

  1. José Castro

    Grato pelo convite, e gratidão pela presença de todos, podendo assim mostrar e assimilar um pouco do conhecimento mútuo…unindo artes de linhagem diferente com um só objetivo, o crescimento do ser humano como um todo buscando a perfeição como pessoas íntegras…
    OSU/CONTATO
    http://www.ckscjka.com.br
    #ckscaragua

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.