Menu Fechar

Carnaval de Ovar – Samba regressou para brilhar na sua noite! As imagens ‘falam’ por si…

Apresentados uma semana antes os Sambas-enredo das quatro Escolas de Samba em que deixaram em palco sinais de um há muito desejado regresso em força marcada ao ritmo das suas baterias, momento em que a Costa de Prata prestou uma sentida homenagem a Milú, que recentemente faleceu. Uma das figuras agregadoras do reconhecimento da comunidade carnavalesca de Ovar, cuja alegria, simpatia e entrega ao Samba foi naturalmente partilhada por todos os apaixonados que independentemente da ‘escola’ fizeram o Samba regressar para brilhar na sua noite na vasta programação do Carnaval de Ovar.

 

José Lopes

(texto e fotos)

 

Com as cores das fantasias influenciadas pela cor característica de cada ‘escola’, a onda vermelho e branco que identifica a Escola de Samba Costa de Prata, tem este ano como titulo do seu Samba-enredo, ainda marcado pelas sequelas de dois anos de interrupção na sequencia do Covid, ‘O Vermelho que nos Move’. Um tema recheado de simbolismo assumido pela campeã de 2020 no desfile do Samba que este ano não tem classificações.

Tal como há 31 anos a Charanguinha que desfilou com a sua ‘Magia da Alegria’, também regressou para ‘Vive Melhor Quem Ri 30 anos’, recordando o seu importante contributo na dinâmica e afirmação do Carnaval de Ovar, desde quando, “com o objetivo de fazer uma aproximação aos grupos e à tradição do Carnaval da nossa terra.

Para esse efeito, escolheu uma das figuras mais (re)visitadas no nosso corso, “verdadeiro rei da alegria, imagem da felicidade: o Palhaço”. (Guia Carnaval de Ovar ‘2023’). Como recorda este ‘Guia’, “Em 1992, a Charanguinha arrebatou público e jurados e sagrou-se Campeã do Carnaval de Ovar, na categoria das Escolas de Samba, com o brilho, o ritmo, a cor e a alegria de um Carnaval “à Charanguinha“”. Tema que este ano se propôs reviver após 31 anos.

Na disputa de um lugar próprio nesta categoria do Carnaval de Ovar, há muito as ‘escolas’ Juventude Vareira e Kan-Kans se vêm igualmente afirmando e abalançando a temas que têm ficado na memória do Samba em Ovar. Para os desfiles de 2023 a Juventude Vareira apresentou ‘A Impactante Ação da Humanidade’. Já os Kan-Kans apostaram nas ‘Mil e Uma Noites Para Chegar Aqui’.

A noite do desfile das Escolas de Samba que decorreu no sábado (18fev23) foi mais um evento de grande concentração e participação de foliões, que, com o vasto público que esgotou os bilhetes das bancadas, dão o habitual brilho multicolor a esta coreografia humana que vem repetindo enchentes, tantos em espaços fechados, como espaços públicos abertos à diversidade de iniciativas da programação consolidada, a exemplo das realizadas na Abertura Oficial do Carnaval de Ovar, Desfile do Rei de Carnaval, Carnaval das Crianças ou a Noite do Dominó, da Farrapada e do Axu-Mal.

 

19fev23

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.