No passado dia 18, na cidade da Lixa (Felgueiras), cerca de duas centenas de pessoas, manifestaram-se contra a prospeção do lítio na zona do Seixoso que, segundo nos foi dito pela organização, na pessoa do ativista do ‘Movimento Seixoso-Lítio Não!’, Mário Teixeira, irá provocar impactos desastrosos, tanto no ambiente como também na economia local.
Francisco Teixeira
(texto e fotos)
Foi uma manifestação bastante ruidosa e que mostrou a determinação dos lixenses em levar por diante a sua luta, prometendo inclusive estarem dispostos de ir até às últimas consequências.
Ainda em conversa com o ativista Mário Teixeira, foi-nos explicado que, a abertura da Mina de Prospeção de Lítio vai contaminar as águas da Ribeira de Borba e a Ribeira de Santa Natália que desaguam no Rio Tâmega, o qual por sua vez vai desaguar no Rio Douro. Deste modo a água irá chegar contaminada às grandes cidades do Distrito do Porto, pondo em risco a saúde das populações dessa região.
A encerrar a manifestação usaram da palavra, além do ativista Mário Teixeira, que depois de explicar os efeitos negativos das águas contaminadas para as populações, perguntou ainda onde estavam os presidentes das Juntas de Freguesia das populações afetadas, que deveriam estar presentes e solidários nesta Manifestação, ao lado das pessoas que neles votaram. Interveio em seguida José Claudino da Silva, que disse não estar contra o lítio, mas sim contra a forma como é feita a sua prospeção será efetuada, deixando uma mina a céu aberto com as consequências nefastas daí resultantes, não só para o meio ambiente, mas também para a saúde das pessoas que vivem nas localidades que vão ser afetadas, entre outras, a freguesia de Macieira da Lixa.
Usaram também da palavra, Sá Luz do ‘Movimento Rio Douro’ que lamentou, igualmente, a ausência nesta manifestação dos autarcas, nomeadamente dos presidentes das Juntas de Freguesia das áreas afetadas, que deveriam estar solidários com as populações, salientando os efeitos negativos causados pela prospeção de Lítio no Seixoso.
Por fim, a ativista Teresa Dias do movimento ‘Montalegre Com Vida’ usou da palavra para informar que em Montalegre estão a viver o mesmo problema, pois, aí, está prestes a ser iniciada a prospeção mineira, pela empresa que foi criada, três dias antes da sua concessão, empresa que, sempre que há uma manifestação, surge a dizer que até há já um parecer favorável ao seu inicio, estando apenas à espera do resultado do Estudo do Impacto Ambiental. Esse estudo foi já apresentado por quatro vezes, tendo sido sempre rejeitado devido à oposição do movimento “Montalegre Com Vida “, Assim, há que continuar a incitar as populações a unirem-se na defesa do que entendem ser um direito para bem do ambiente e da saúde das mesmas.
20fev23