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Tabuleiro inferior da Ponte Luiz I. reabre ao trânsito daqui a um mês! Trabalho de reabilitação está praticamente concluído…

É o fim à vista para as obras de reabilitação do tabuleiro inferior da Ponte Luiz I.. A maior parte das vedações já foram levantadas e quase todos os tapumes e outras proteções do tabuleiro foram retiradas. Em resposta ao Porto Canal, a Infraestruturas de Portugal (IP) garante o final de março para a conclusão total dos trabalhos na ponte que une Porto e Vila Nova de Gaia.

A empreitada de reabilitação da Ponte Luiz I. começou em outubro de 2021 e, inicialmente, tinha um prazo previsto de 12 meses. De acordo com informações anteriormente avançadas pelo Porto Canal, o plano de execução de trabalhos teve de ser alargado, atrasando seis meses a data de conclusão da obra.
O atraso deveu-se à descoberta de elementos com “média a elevada corrosão” em quantidade superior ao que seria expectável no material da ponte e aos constrangimentos no fornecimento de aço provocados pela guerra na Ucrânia.

Foto: JG

Atualmente, a Ponte Luiz I tem praticamente todas as anomalias reparadas, com especial enfoque na corrosão superficial de elementos metálicos e a substituição de “rebites”, “chapas deformadas” e “substituição de juntas de dilatação”.

Foi também feito um “reforço dos banzos superiores das vigas, diagonais e montantes por adição de chapas de aço, introdução de sistema de travamento longitudinal”. Nesta fase dos trabalhos já só falta substituir o pavimento (laje) do tabuleiro inferior.

Com a intervenção, devido ao novo material e sistemas de reforço da resistência a sobrecargas rodoviárias, vai passar a ser permitida a circulação de veículos com peso bruto até 60 toneladas, o dobro da capacidade anterior. A IP espera ainda que as vibrações sentidas pela passagem de grandes grupos de peões durante a festa de S. João sejam consideravelmente diminuídos.

A IP adiantou ainda ao Porto Canal que foi feito um investimento de 4,2 milhões de euros para a reabilitação do tabuleiro inferior da ponte. Inicialmente, o custo das obras estava orçado em 3,3 milhões de euros.

 

Texto: Porto Canal / Etc. e Tal

Foto em destaque: Filipa Brito (Porto. – Arquivo)

 

19fev23

 

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