Menu Fechar

Galeria Municipal prestes a apresentar (21 de março) programação definida para este ano

Na próxima terça-feira, 21 de março, às 19h00, será lançado o programa da Galeria Municipal do Porto para o ano de 2023, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. A entrada é livre até à lotação do espaço.

O programa tem assinatura de Filipa Ramos, atual diretora artística da Galeria Municipal do Porto e do Departamento de Arte Contemporânea da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, e a apresentação dará destaque aos projetos expositivos definidos para a reabertura do espaço, localizado nos Jardins do Palácio de Cristal, mas também as propostas que ocuparão diferentes espaços da cidade.

O encontro contará ainda com um ‘live set’ pelo coletivo portuense ‘Favela Discos’, na sequência do trabalho de investigação e criação musical desenvolvido durante o ano de 2022, na Fonoteca Municipal do Porto (FMP).

Intitulado ‘Mantra de Retalhos’, o projeto sonoro foi criado a partir do acervo da FMP, que, além da apresentação na terça-feira, resultará numa série de ‘podcasts’ que serão lançados ao longo do ano.

No arranque desta nova programação, o foco estará na exposição ‘Desejos Compulsivos: A Extração do Lítio e as Montanhas Rebeldes’, que será inaugurada dia 25 de março, com curadoria de Marina Otero Verzier.

O projeto expositivo aborda a problemática existente entre extrativismo e exaustão, produtividade e ‘burnout’, atravessando diferentes escalas e toma como ponto de partida os planos de extração de lítio em curso no Norte de Portugal e as lutas suportadas pelas comunidades locais pelas suas vidas e direitos.

Desejos Compulsivos’ integra obras de um grupo extenso de artistas: Amável Antão, Anastasia Kubrak, Carlos Irijalba, Giuliana Rosso, Grupo de Investigação Territorial (Antonio del Giudice, Godofredo Enes Pereira, Jacob Bolton, Mingxin Li, Tiago Patatas), Heitor Cramez, Isidro Rodrigues, Jonas Staal & Radha D’Souza, Jonathan Uliel Saldanha, Lara Almarcegui, Leanne Wijnsma, Lithium Triangle Research Studio + Nicolas Jaar, Maarten Vanden Eynde & Edmond Musasa, Medios Libres con la Gira Zapatista, Naomi Rincón Gallardo, Natalia de la Rubia Kozlowska, Orlando Vieira Francisco, Povo de Covas do Barroso & Paulo Carneiro, Susana Caló, Susana Soares Pinto, Tanguy Pitavy, Tomás Saraceno & Aerocene Foundation.

 

Texto e foto: Porto. / Etc. e Tal

 

16mar23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.