A CDU (PCP-PEV) do Porto revelou, em Nota de Imprensa, a sua posição sobre o “inadmissível atraso na colocação dos abrigos dos transportes públicos na cidade do Porto”, operação que estava para ter a sua conclusão no passado mês de março.
“Aquando do início do processo de substituição dos abrigos dos autocarros na Cidade do Porto (agosto de 2022)”, refere a CDU, “a maioria camarária de Rui Moreira/CDS/IL/PSD, anunciou que o processo estaria concluído em março de 2023”.
A “situação implicou que, durante o período em que as chuvas foram mais frequentes, os utentes dos transportes públicos tivessem de esperar, desabrigados, pelos respetivos transportes”, facto que, segundo a coligação de comunistas e ecologistas, “indicia falta de planeamento e sofreguidão por possibilitar que, rapidamente, se iniciasse a verdadeira razão desta alteração: o negócio da publicidade na cidade”.
“Para além desta situação”, lê ainda no comunicado da CDU, “constata-se que, em simultâneo com situações caricatas (abrigos ao contrário, abrigos sem bancos junto a centros de saúde, abrigos colocados com obstáculos que dificultam o acesso aos mesmos por parte, por exemplo, de cidadãos com dificuldades de locomoção), não foram tomadas medidas estruturais que, verdadeiramente, melhorassem o conforto dos utentes e, em especial, o acesso dos mesmos aos autocarros”.
“Mas, para além desta oportunidade perdida, constata-se, agora, que, como é habitual com a atual maioria camarária, o prazo estabelecido não foi cumprido e que, passados mais de 15 dias de abril, ainda há inúmeros abrigos cujas obras não se iniciaram ou estão inacabadas (com o cúmulo de alguns, apesar disso, já terem publicidade).”
Perante este cenário, a “CDU não aceita que, em locais onde estão a decorrer obras, se opte por não colocar abrigos, quanto mais não seja abrigos provisórios. Não é aceitável que os Utentes – por exemplo na zona de implantação do MetroBus – tenham de esperar mais de um ano para poderem ter o conforto de um abrigo.
Face a esta situação, “a CDU não desistirá de lutar por melhores condições e soluções para os utentes dos transportes públicos na Cidade do Porto.
Nesse sentido, os Eleitos da CDU na Cidade do Porto reivindicarão, de Rui Moreira e da maioria que o suporta, a adoção das medidas necessárias para a imediata conclusão da colocação dos abrigos em falta”.
Texto: Etc. e Tal
Foto: Porto.
19abr23