A Travessa da Maceda e mais sete ruas da freguesia de Campanhã passam a integrar, a partir desta semana, o conjunto de arruamentos da cidade com obras de reabilitação profunda, no âmbito do ‘Programa Rua Direita’.
A empreitada será realizada em quatro fases, com prazo de execução previsto de 600 dias, e representa um investimento municipal superior a 1,9 milhões de euros.
Assegurada pela empresa municipal GO Porto, a obra prevê trabalhos de pavimentação da faixa de rodagem e passeios, bem como a melhoria da acessibilidade pedonal, por meio da adoção de troços de via partilhada. Está contemplada a criação de áreas verdes e de espaços de lazer e a preservação do fontanário, existente na Travessa do Pinheiro Grande. A empreitada abrange, ainda, as infraestruturas de abastecimento de água, águas pluviais, saneamento, telecomunicações e iluminação pública.
Além da Travessa da Maceda, esta intervenção inclui também a renovação da Calçada da Maceda, da Travessa de Cartes, da Rua da Maceda, da Travessa do Pinheiro Grande, da Viela da Maceda, da Rua do Pinheiro Grande e da Travessa do Ilhéu.
O programa municipal ‘Rua Direita’ já requalificou nove arruamentos da cidade, que integram as seis empreitadas concluídas. Somam-se, ainda, outras 12 ruas com obras de reabilitação, agregadas em cinco empreitadas, situadas em Massarelos, Foz do Douro, Cedofeita e Paranhos.
Recorde-se este programa municipal visa devolver condições de circulação e de fruição ao espaço público de zonas esquecidas. No total, serão perto de uma centena de arruamentos reabilitados, correspondentes a cerca de 15 quilómetros de intervenção.
Texto e imagem: Porto. / Etc. e Tal
27abr23