Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, afirmou que a ideia da reabertura da Ponte Luiz I. com uma faixa bus ser um teste para três meses não foi conversada com a Câmara Municipal de Gaia.
A declaração foi feita no programa ‘Ata Pública’, do Porto Canal, desta terça-feira, onde Filipe Araújo é comentador. Questionado em relação às declarações feitas pelo vice-presidente de Gaia, Eduardo Patrocínio, que avançou ao Jornal de Notícias que a reabertura da Ponte Luís I. como uma faixa bus será uma experiência de três meses, o autarca garantiu que por parte dos presidentes das duas câmaras só “há uma decisão sobre o transporte”.
O tabuleiro inferior da Ponte Luís I., entre o Porto e Vila Nova de Gaia, reabriu ao trânsito na passada sexta-feira e surpreendeu os condutores ao estar disponível apenas para a passagem de peões, transportes públicos, táxis e velocípedes. Condutores de carros, motociclos e TVDE estão impedidos de passar.
“Há hoje um atravessamento, e um uso daquela ponte, que obriga a medidas de contenção de trânsito que permita o atravessamento em segurança”, explicou Filipe Araújo.
“Neste momento a ponte tem um propósito, que é fazer a ligação entre os meios de transporte públicos que servem, muito bem, aquela zona e que temos que valorizar”.
Texto: Porto Canal / Etc. e Tal
Foto: Arquivo (Porto.)
18abr23