Menu Fechar

Valença apresenta projeto ‘Ler para Bebés’ e conta já com a participação de 60 grávidas do concelho

A Câmara Municipal de Valença vai apresentar o projeto inovador  ‘Ler para Bebés’, na próxima segunda-feira, 24 de abril, às 14h00, na Biblioteca Municipal. Este projeto inovador em Portugal contará, nesta fase inicial, com a participação de 60 grávidas do concelho que estão  a ser acompanhadas pelo Centro de Saúde de Valença.

Cada grávida vai receber um kit  inicial para começar a desenvolver, em casa, as primeiras sessões de leitura para bebês, ainda, no ventre materno. O nascer de um gosto que encontrará, depois, no espaço físico da Biblioteca recantos próprios, com um mundo de livros e de outros recursos  apropriados para que os pais possam despertar os primeiros contactos dos bebês com o mundo do livro.

Com o avanço deste projeto a Câmara Municipal pretende melhorar a perceção que pais e cuidadores de bebés e crianças pequenas têm sobre a Biblioteca Municipal de Valença e da sua oferta de serviços. Neste  espaço encontrarão uma área/espaço/serviço onde serão bem-vindos, rica em recursos de aprendizagem adequados e com a chance de experimentarem a alegria de rimas, músicas, livros de pano e tácteis perfeitos para sua idade e grupo.

O objetivo passa, também, por promover o gosto pela leitura, desde os primeiros meses de vida, estabelecendo um vínculo afetivo entre crianças e adultos ao redor do livro e, também, envolver a comunidade que cuida de crianças pequenas, como pais, pediatras, enfermeiros, bibliotecários, especialistas em ensino e outros profissionais relacionados tanto para o livro quanto para a literatura infantil.

A implementação do projeto  ‘Ler + Saúde’, neste dia, enquadra-se nas comemorações do Dia Mundial do Livro e  resulta de uma parceria estabelecida  entre a Câmara Municipal e o Centro de Saúde de Valença.

 

Texto: Município de Valença / Etc. e Tal

Foto: pesquisa web

 

21abr23

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.