Menu Fechar

Braga acima da taxa nacional na concretização dos objetivos de desenvolvimento sustentável

O Município de Braga apresentou esta quarta-feira, 3 de maio, o Índice de Sustentabilidade Municipal, uma ferramenta que reflete o desempenho da autarquia em relação à ‘Agenda 2030 das Nações Unidas’ e aos respetivos ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável´’ (ODS).

No estudo, realizado pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP-Local) da Universidade Católica, a autarquia Bracarense surge acima dos números nacionais na concretização dos ODS, ao apresentar uma taxa de execução de 68,8 por cento.

Este é um número superior em relação à concretização em Portugal (63,8%), a Norte (63,6%), na região do Cávado (65,3%) e acima dos Municípios Comparáveis (65,4%). Com estes resultados, Braga solidifica a sua posição de agente ativo na construção de políticas sustentáveis e alinha a sua estratégia aos 17 objetivos do desenvolvimento Sustentável constituídos pela ‘Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas’.

O Município está a desenvolver medidas compatíveis com o bem-estar da população, de forma a construir uma Cidade sustentável e que seja simultaneamente um bom local para viver e visitar.

Da responsabilidade do ‘Centro de Estudos e Sondagens de Opinião CESOP-Local, da Universidade Católica’, o Índice de Sustentabilidade Municipal decorre em parceria com 22 municípios, medindo a concretização, a nível local, dos ‘Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável Municipal’.

O Índice de Sustentabilidade CESOP-Local procura refletir o nível de concretização da sustentabilidade de cada município do país. É composto por indicadores e objetivos que traduzem os 17 objetivos e as 169 metas constantes da Agenda 2030.

 

Texto e foto: Gabinete de Comunicação da CM Braga / Etc. e Tal

 

 

03mai23

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.