Neste mês de maio, o Mercado do Bolhão volta a apresentar uma agenda de eventos pensada para todos os públicos, mantendo-se a cadência dos eventos do ‘Dias da Saúde no Bolhão’, mas também dinamizando atividades no âmbito da celebração do Dia da Marinha, além de manter a aposta em eventos na vertente cultural e do entretenimento.
No âmbito do programa ‘Dias da Saúde no Bolhão’, apresentado em abril, o Mercado retoma a sua sinergia com o pelouro da Educação da Câmara do Porto, com o projeto ‘De manhã começa o dia’.
A iniciativa foi desenvolvida com o objetivo de instruir alunos do 1.º ciclo da rede pública do Porto sobre hábitos alimentares saudáveis, ensinando-os a preparar opções ricas e nutritivas para o pequeno-almoço.
No dia 10 de maio realizou-se a primeira sessão do projeto e, até ao final do mês, estão já confirmadas sessões com quatro escolas diferentes, nos dias 16, 17, 24 e 31 de maio.
Ainda enquadradas no programa ‘Dias da Saúde no Bolhão’ retomam algumas das rubricas apresentadas no mês passado, como é o caso do ‘Bolhão+Saudável’ e ‘NABo – Nutrição e Alimentação é no Bolhão’ o projeto criado em sinergia com o Pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto da Câmara do Porto.
O ‘NABo para o almoço’, regressa no dia 19 de maio para uma segunda conversa sobre a temática ‘A sustentabilidade também se serve à mesa’, às 12 horas, na Banca Histórica. No mesmo dia, decorre, no Auditório, um workshop NABo sobre ‘Escolhas Alimentares: Já leste um rótulo hoje?’.
No dia 26 maio, o ‘Bolhão + Saudável’, a iniciativa dinamizada com a Faculdade de Ciências da Nutrição do Universidade do Porto destaca como produto do mês as ervas aromáticas e as especiarias, num ‘showcooking’ de confeção de receitas sem adição de sal.
Já no final do mês, a 29, chega ao Bolhão o ‘NABo para o Mercado’, uma sessão de pequena duração que pretende capacitar os vendedores das bancas do Mercado para o tema ‘Roda dos Alimentos: Um Guia para a Alimentação Saudável’.
DIA DA MARINHA
Da parceria entre o Mercado e a Marinha Portuguesa surgem algumas atividades a serem dinamizadas de 13 a 20 de maio, no âmbito das celebrações do Dia da Marinha na cidade (20 de maio). O programa tem como objetivo aproximar a Marinha da comunidade, destacando aqueles que desenvolvem as suas atividades económicas e lúdicas no mar.
Nos dias 13 e 18, pelas 11 horas, e no dia 20, pelas 11h30, a Banca Histórica é o lugar escolhido para uma demonstração de ‘finger food’ e águas aromáticas, bem como uma exposição de elementos de Arte Cisória. A 13 de maio, pelas 11h30, haverá, na Praça Formosa, uma exposição de veículos não tripulados.
Nos dias 18 e 19, às 10h30, ocorre uma atuação do Ensemble Dixieland, na Praça Formosa. Ainda no dia 19, haverá uma demonstração de Nós e Apitos.
EVENTOS CULTURAIS E OUTRAS SURPRESAS
O Mercado do Bolhão continua, também, a receber eventos vocacionados para o entretenimento. De 20 a 27 de maio, recebe a exposição de Pintura e Escultura do designer e artista plástico Paulo Ramunni, intitulada ‘Still Life’.
A 27, pelas 15 horas, chega ao Mercado a oficina ‘Urban Sketching – Rabiscar o Porto’, desenvolvida pela empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto, com o objetivo de reunir pessoas interessadas em ilustrar ‘in situ’ locais da cidade do Porto.
Texto: Assessoria de Imprensa da CM Porto / Etc. e Tal
Fotos: Francisco Teixeira (Etc. e Tal)
12mai23
