Foram apresentados hoje, dia 16 de Maio, os oito projetos vencedores do Orçamento Participativo (OP) de Braga 2022/2023. Após um interregno devido à pandemia de Covid-19, os bracarenses voltaram a mobilizaram-se para escolher os projetos que serão desenvolvidos durante o próximo ano.
Os projetos vencedores são os seguintes: Espaço de Aprendizagem Intergeracional (Guisande e Oliveira S. Pedro); Uma Capela para Tod@s (Padim da Graça); De Pequenino…Se Protege o Pepino (Ferreiros e Gondizalves); Sequeira Digital (Sequeira); Requalificação da Capela de Nossa Senhora das Neves e de São Gonçalo (Arentim e Cunha); Projeto Fronteira (Priscos); Obras de Recuperação do Interior do Edifício da Igreja Paroquial de Santa Maria da Aveleda (Celeirós, Aveleda e Vimieiro); e Espaço das Associações (Tebosa).
O ‘OP’ contou, este ano, com 89 projetos apresentados, dos quais 40 passaram à fase de votação. Os participantes registados foram 12 846 participantes e o número de votantes 10 468. A Câmara Municipal alocou ao ‘OP’ o valor global de 650 mil euros.
Como sublinhou Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, esta edição do ‘OP’ premiou projetos dispersos por todo o território e heterogéneos no que diz respeito às áreas de intervenção.
“Estamos com esta iniciativa a dar voz aos cidadãos, a envolver as estruturas locais e a enriquecer a ação da gestão pública”, referiu, salientando que mesmo os projetos que não vencem podem, pelo seu mérito e pertinência, merecer a atenção do Município e vir a realizar-se no futuro.
Texto e foto: Gabinete de Comunicação da CM Braga / Etc. e Tal
16mai23