Este sábado (27mai23), pelas 21h30, a Escola Dramática e Musical Valboense recebe, no âmbito do 38.º FETAV, a peça ‘Raposos’ do Teatro de Balugas, espetáculo que no ano passado foi distinguido em Itália no ‘Concorso Teatrale Internazionale Città di Chivasso’, em Turim, e selecionado para o maior festival de teatro amador europeu, o’Festival Internacional de Teatre Amateur de Girona’, na Catalunha, em Espanha.
Em 2020, ‘Raposos’ foi eleito ‘Melhor Espetáculo Não Profissional’ pelo Guia dos Teatros e, em 2022, um dos trabalhos finalistas do Concurso Nacional de Teatro Ruy de Carvalho.
O trabalho artístico, com texto e encenação de Cândido Sobreiro, é um alerta sobre a propriedade da terra e os seus elementos naturais. A história fala-nos de uma barragem abandonada na construção, que não passou o tamanho das portadas da igreja da localidade, ao contrário das grandes barragens que engoliram aldeias inteiras, aqui o rio pressentindo tamanha clausura secou.
Entre as árvores cortadas e a aldeia abandonada, os que ficaram, entre homens e bichos, tudo tentam para encontrar o rio novamente, algum sinal de água. Esta é uma procura efabulada sobre esconderijos, animais e homens antigos.
Texto e foto: Teatro de Balugas / Etc. e Tal
22mai23