A 7.ª edição do ‘Festival Dias da Dança’ superou as expectativas ao longo de 13 dias, com espetáculos e outras atividades em 14 palcos e vários espaços públicos do Porto, Matosinhos e Gaia. O DDD regressa em 2024, de 23 de abril a 5 de maio.
Entre 18 e 30 de abril, foram apresentados 28 espetáculos, na sua maioria estreias nacionais, num total de 46 récitas. No geral, o festival teve uma taxa de ocupação de 85 por cento.
“Esta edição destacou-se pela diversidade e representatividade de discursos artísticos. O público encontrou um festival renovado e consolidado, voltado para a experiência expandida do que é a dança contemporânea, num ambiente relaxado e que proporcionou o encontro entre artistas e o público. Foi possível gerar um sentido de comunidade temporária durante o festival, através dos workshops, festas e espetáculos. A acessibilidade continuou a ser uma prioridade”, afirmam Cristina Planas Leitão e Drew Klein, codiretores artísticos do ‘DDD’ e do Teatro Municipal do Porto.
Entre artistas e comitivas, participaram 250 pessoas, de nove nacionalidades (Portugal, França, Alemanha, Itália, Albânia, Turquia, Cabo Verde, Brasil, EUA).
“O festival inscreveu-se, definitivamente, no panorama internacional, com a presença de 33 programadores que viajaram até ao Porto para conhecer os artistas portugueses através do programa 3D. No geral, a adesão do público foi massiva, com quase todos os espetáculos esgotados, assim como a maior parte dos workshops e atividades”, revelaram. No CAMPUS Paulo Cunha e Silva, os workshops e práticas expandidas contaram com mais de 300 participantes.
Texto: Porto. / Etc. e Tal
Foto: José Caldeira (Porto.)
09mai23