No próximo domingo, 7 de maio, pelas 17 horas, o Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa, em Penafiel, recebe o grupo CANTUSd’Alma para mais um espetáculo da digressão CANTUSd’Alma Iluminado pela Rota do Românico.
Os ‘CANTUSd’Alma’ exploram a essência da música medieval através das Cantigas de Santa Maria, datadas do século XIII, com um espectro mais rico das novas sonoridades musicais.
Num ambiente intimista, à luz de velas, uma singular interpretação musical, como resultado da combinação dos arranjos do compositor bracarense André Ruiz com uma visão alternativa e única de cada uma das cantigas.
O grupo ‘CANTUSd’Alma’ é constituído por Sara Meireles e Marisol Brito, nas vozes, Inês Vaz, no acordeão, Joana Correia, no violoncelo, e Miguel Meireles, na percussão.
O Mosteiro de Paço de Sousa, Monumento Nacional desde 1910, está ligado à família dos Ribadouro da qual provém Egas Moniz, famoso tutor do rei D. Afonso Henriques. A arca tumular de Egas Moniz é uma das mais belas peças da escultura românica nacional.
Texto: António Coelho (Rota do Românico –RR) / Etc. e Tal
Fotos: RR
03mai23