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Museu de Ovar foi ao ‘baú’ buscar Xailes para mais uma exposição do seu espólio

Para continuar a valorizar e recuperar algumas das coleções do espólio do Museu de Ovar mais vulneráveis a riscos de degradação, como peças de diferentes tipos de tecido, representativas de valioso património etnográfico, cultural e social. Os xailes são um dos elementos do vestuário popular feminino que está em destaque na exposição que está disponível aos visitantes até 8 de julho.

 

 

José Lopes

(texto e fotos)

 

Nesta mostra de xailes, com curadoria de Leonor Silva e Lurdes Barbosa, acompanhada de uma breve abordagem sobre as origens do xaile, como “espécie de manto usado principalmente pelas mulheres como ornato ou agasalho”, os visitantes, ao entrarem numa sala decorada com vários exemplares e modelos desta peça de vestuário, podem ficar a conhecer algumas curiosidades da sua origem.

Como resulta deste trabalho de enquadramento sobre a relação de vários povos com o xaile, “os egípcios já os usavam: pequenos, feitos de tecidos de cor, finos e transparentes”. Enquanto “os xailes de caxemira fabricados no norte da Índia, foram introduzidos na Europa através da Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, no entanto, só foram conhecidos em Portugal por volta de 1840, apesar do aparecimento destes como cobertura da mulher em 1817”.

Ainda “retrocedendo ao ano de 1813 o xaile era um lenço grande, quadrado, pintado, que as mulheres traziam pelos ombros, fabricado com lã de camelo oriundo da Índia Oriental. Posteriormente aparece os que vêm da Ásia, de lã fina, sede ou algodão”.

São assim vários os exemplares que podem ser contemplados no Museu de Ovar, sendo ainda de realçar nesta pesquisa, a informação de que, “os primeiros a aparecer de seda em Portugal datam do princípio de século XX e foram trazidos pelos capitães dos navios da região de Aveiro, provenientes da Índia”.

Assumindo-se como elemento fundamental do traje das mulheres na época (1919), o xaile “de merino e outros de fina qualidade de composição e confeção, eram destinados mais ao adorno do que ao agasalho. Para este fim era dada a preferência aos confecionados com lã dos Pirenéus”.

Um percurso desta peça de vestuário que foi evoluindo no uso, “desde o culto religioso, passando pelas festas, diversas profissões e processos de vestir o xaile foi tido entre nós como complemento quase indispensável dos mais variados trajes”. Elemento do vestuário que as técnicas do Museu de Ovar foram buscar ao ‘baú’, para com o rigor ser apresentado parte da coleção nesta ‘Exposição de Xailes’ do espólio do Museu de Ovar.

 

 

15mai23

 

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