Menu Fechar

União das Mutualidades Portuguesas celebra ‘Dia Mundial do Mutualismo’, em Vila Nova de Gaia

A União das Mutualidades Portuguesas (UMP) vai celebrar o Dia Nacional do Mutualismo, a 12 de maio, em Vila Nova de Gaia (Hotel Solverde, São Félix da Marinha). A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, presidirá à sessão de abertura do evento comemorativo. A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, intervirá no encerramento. 

Um dos pontos altos será a conferência ‘O Mutualismo numa nova ordem mundial’, em que participarão personalidades, como o comissário Europeu do Emprego e dos Direitos Sociais, Nicolas Schmit (intervirá por videoconferência), os eurodeputados Pedro Marques (PS) e José Manuel Fernandes (PSD), a presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Luísa Salgueiro; e, como moderadora, a ex-secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Manuela Aguiar

O painel debaterá o papel da economia social, e do mutualismo em particular, perante o impacto socioeconómico da guerra na Ucrânia e das transformações e a conjuntura complexa e com elevado grau de incerteza que o mundo atravessa. Nesta conferência pretende-se, também, abordar dois instrumentos fundamentais para a coesão social, como o Pilar Europeu dos Direitos Sociais e o Plano de Ação Europeu para a Economia Social.  

Num outro momento do programa, Guilherme Oliveira Martins, jurista e ex-ministro do governo liderado por António Guterres, intervirá sobre o Código das Associações Mutualistas. Em vigor desde 2018, tem suscitado reticências e constrangimentos para os quais o movimento mutualista tem alertado sucessivamente o Governo e o Presidente da República, na esperança da sua alteração. Esta será uma oportunidade para aprofundar a reflexão e o debate sobre o tema.

Durante o evento comemorativo, ocorrerá a cerimónia de entrega dos Prémios Mutualistas 2023. O Comissário Europeu Nicolas Schmit será distinguido com o Prémio Mutualismo e Solidariedade Internacional. A UMP agraciará o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o Prémio Cidadania e Solidariedade.

A personalidade galardoada com o Prémio Mutualismo e Solidariedade será anunciada no decorrer da cerimónia, que englobará ainda a atribuição dos Prémios’ Inovar Para Melhorar’ e ‘Trabalhador do Ano’, este último a entregar pelo secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes

A UMP aproveitará esta ocasião para apresentar o Prémio Costa Goodolphim, que visa premiar a melhor dissertação de Mestrado na área do Mutualismo e Economia Social, homenageando cumulativamente o insigne sociólogo (1884-1910), estudioso e ativista do mutualismo, sindicalismo e das causas sociais, precursor dos estudos estatísticos sobre as mutualidades e as organizações da Economia Social. 

O Dia Nacional do Mutualismo é celebrado em maio, assinalando-se 847 anos da constituição da primeira organização de que há registo baseada nos princípios da solidariedade recíproca.  

Em anexo, disponibilizamos um guia explicativo circunstanciado dos vários momentos do evento comemorativo.

 

Texto e imagem: comunicação – mutualismo / Etc. e Tal

 

03mai23

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.