Na Reunião de Câmara de ontem (25jul23), o Executivo aprovou a abertura de concurso público para a empreitada de requalificação que vai permitir converter a antiga Escola do Boído naquela que será a primeira residência universitária do concelho.
Como explicou Aires Pereira, “com esta oferta ficarão disponíveis 11 camas para alojamento académico na zona histórica da cidade” e vamos conseguir pôr a residir na Póvoa de Varzim mais jovens deslocados de outras cidades e “disponibilizar soluções de alojamento de forma condigna e a preços acessíveis para os estudantes poveiros”. Com um prazo de execução de sete meses, a obra tem um valor base de €749.086,10.
E como o tema da mobilidade importa para toda a comunidade, mas em especial para os jovens que recorrem diariamente ao transporte público para estudar, estagiar ou trabalhar, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim deu nota que no dia 1 de novembro entrará em vigor a nova linha de autocarros no concelho. Esta informação foi confirmada pela Área Metropolitana do Porto, a autoridade responsável pela operação ‘UNIR’, que vai cobrir 99,8% da população da Póvoa de Varzim através de 17 linhas e 339 paragens.
Foi igualmente aprovada a abertura de concurso público para a Reabilitação do Bairro Social de Amorim – caixilharia exterior, painéis fotovoltaicos e zonas comuns. Esta empreitada surge no âmbito da candidatura apresentada ao abrigo do ‘1.º Direito’, Programa de Apoio ao Acesso à Habitação do Plano de Recuperação e Resiliência, designada “Reabilitação de 44 Fogos – Rua Manuel José Martins – Amorim”, que prevê a realização de várias obras de reabilitação do edifício, quer ao nível de interiores, quer ao nível da reabilitação exterior.
Com um prazo de execução de seis meses e investimento base de €561.800,00, a obra prevê a substituição das caixilharias existentes em alumínio por caixilharias em PVC, termicamente mais eficientes, a aplicação de isolamento térmico na laje de esteira da cobertura, bem como a instalação de painéis fotovoltaicos de auto produção de energia bem como a reabilitação das zonas comuns do edifício.
Durante a reunião, foi aprovada a contratação de sete agentes de 2.ª classe (estagiários), para integrarem a equipa da Polícia Municipal de modo a completar 30 elementos. E, por fim, Aires Pereira propôs um voto de pesar pelo falecimento de Duarte Resende Aguiar, que de 1990 a 1993 foi vereador no Município da Póvoa de Varzim.
Texto e foto: e-Notícia / Etc. e Tal
26jul23