A prova de atletismo que une as margens do Rio Douro sai à estrada na manhã deste domingo. A oitava edição da Corrida Portucale conta com a participação de cerca de duas mil pessoas, entre miúdos e graúdos, federados e amadores. Atletas de última hora ainda se podem inscrever.
Os primeiros a correr são as crianças. O percurso-convívio de 500 metros junta miúdos dos seis aos dez anos logo cedo, com os pequenos atletas a avançar para a estrada transformada em pista de atletismo pelas 9 horas.
A prova principal, os 10 quilómetros entre Porto e Vila Nova de Gaia, tem início trinta minutos depois, com tiro de partida do lado gaiense, na Avenida de Ramos Pinto, em frente ao Convento Corpus Christi. Num percursos circular, a meta da Corrida Portucale será também neste local. Em paralelo, haverá ainda uma caminhada/minicorrida de cinco quilómetros, sem fins competitivos, aberta a todas as idades.
Apoiada pelas autarquias de Porto e Vila Nova de Gaia, a Corrida Portucale é organizada pelo Centro de Atletismo do Porto, coletividade desportiva, recreativa e formativa em atividade desde 1974. A campeã olímpica Rosa Mota, que deu nome à escola do emblema portuense, volta a ser a madrinha da prova.
Para receber todos os atletas, algumas ruas da cidade do Porto estarão condicionadas ao trânsito. Todas as alterações podem ser consultadas no documento em anexo.
Texto: Porto. / Etc. e Tal
Foto: João Queirós (Porto.)
06jul23